Gourmet e Vinhos

Carolina Loureiro é a nova embaixadora do primeiro gin de morango do mundo

Produzido perto de Sevilha, o Puerto de Indias revolucionou o mundo do gin em 2013 com os aromas frutados.
A nova cara da marca.

Gin com especiarias, limão ou laranja já faz parte do quotidiano de qualquer fã desta bebida. Mas um gin que em si já é rosa e com aroma a morango é uma inovação realmente original. A verdade é que este conceito foi criado em 2013, a apenas quatro horas de Lisboa. Mais concretamente, em Carmona, perto de Sevilha. 

Foi numa destilaria desta cidade espanhola que a família que ali explorava a produção de bebidas viu nascer o Puerto de Indias, o primeiro gin de morango do mundo. Perante esta ideia inovadora, não é de surpreender que a marca espanhola tenha estendido a sua atuação a Portugal e apostado numa cara nacional para a mais recente campanha. A atriz Carolina Loureiro é a nova embaixadora deste gin.

“Quando surgiu fiquei muito contente porque eu gosto de gin e conheci o Puerto de Indias em Sevilha, na passagem de ano. Quando fizeram o convite pensei que era um bom match. É uma bebida que sabe muito bem e com a qual me identifico”, conta a atriz de 31 anos.

E não é só aqui que a história casa. Durante a primeira visita à destilaria Carmona, a Carolina Loureiro percebeu uma feliz coincidência. Os irmãos que compraram este espaço aos anteriores donos — visto que a destilaria já existe e está em funcionamento desde 1880 — decidiram manter a produção de licores e outras bebidas. Os dois empresários têm exatamente os mesmos nomes que o pai e irmão de Carolina: Francisco e José António. 

Coincidências à parte, a verdade é que o pink gin não foi uma produção pensada com tanto pormenor. Perante a crise financeira que depois de 2008 afetou a Europa, os irmãos procuraram soluções além das bebidas. Um dos conceitos que surgiram foi o fabrico de confitura, que consiste em fruta conservada em álcool. Apesar de ser uma ótima opção para o inverno, as elevadas temperaturas do verão levavam a que a confitura não demorasse muito tempo a derreter, que poderia levar à perda de produção e, consequentemente, de lucro. Perante o problema, a empresa decidiu juntar esta fruta confitada — no caso, os morangos da região — ao destilado que lá se fabricava. Estava então dado o passo para o gin Puerto de Indias, o primeiro gin aromatizado com fruta no mundo, que entretanto já originou a criação de mais de 120 cópias por dezenas de marcas.

O rápido sucesso que surgiu nos bares e restaurantes levaram a marca a manter a ideia. Tanto foi assim que ao longo do tempo acabou por criar edições especiais e novos sabores. Sempre com fruta natural.

“Por ter as frutas e ser composto por ingredientes naturais também é algo com que me identifico muito. Ter feito a experiência na destilaria de fazer o meu próprio gin foi muito giro. Gostei muito, acho que o meu gin ficou muito bom. Vou levar e dar a provar às gotinhas aos meus amigos e família, pode ser que dê para todos provarem”, conta a atriz, depois de uma experiência na qual a NiT também participou em que todos puderam colocar-se no papel de um Mestre de Destilaria, entre alambiques e controlo da temperatura.

Em Portugal, é possível encontrar à venda a versão original, Puerto de Indias Strawberry. Feito da mistura do destilado de zimbro com morangos frescos da região de Andaluzia, o intenso aroma doce do morango distingue este gin de qualquer outro a que estamos habituados. Para o “perfect serve”, devemos adicionar 5 centilitros do gin e 20 centilitros de água tónica num copo onde já estão vários cubos de gelo e fatias de morangos frescos. 

Mas em Espanha, a nova embaixadora teve a oportunidade de experimentar a diversidade de sabores que a marca tem vindo a trabalhar.

“A Puerto de Indias oferece muitos sabores, mas o meu favorito é mesmo o de morango! Tem um sabor inconfundível, é super suave e fresco, ao mesmo tempo”, conta Carolina.

Assim, numa ida a Sevilha, não deixe de visitar a cidade de Carmona e a destilaria, que hoje já realiza visitas abertas ao público que permitem descobrir este local com história, onde são visíveis ruínas de antigas termas romanas. 

Até lá, carregue na galeria para descobrir mais sobre a oferta da Puerto de Indias e o trabalho de Carolina Loureiro com a marca.

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Este artigo foi escrito em parceria com a Puerto de Indias.

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