Se é certo que a cozinha portuguesa tem pratos que muitos estrangeiros podem considerar bizarros, na Escócia as especialidades tradicionais também não são propriamente consensuais. O Haggis é uma delas e será uma das protagonistas de um evento que decorrerá a 25 de janeiro no Cascais Food Lab. Durante a noite haverá muitos outros atrativos, claro.
Um deles chama-se Robert Burns, um dos poetas escoceses mais famosos. Nas suas obras abordava o sério, o romântico e o cómico. Acabou por falecer em 1796, aos 37 anos, mas deixou um legado que continua a ser celebrado naquele país. Um ano depois da sua morte vários dos seus amigos reuniram-se para o homenagearem, e foi assim que nasceu a Burns Night, nome do evento que decorrerá em Cascais. Acontece sempre a 25 de janeiro — foi essa a sua data de nascimento.
A par disto, também poderá apreciar um bom Haggis, o prato de que lhe falámos. Trata-se de uma mistura de fígado, coração e pulmão de ovelha, triturados e cozidos com aveia e vários temperos dentro do estômago do tal animal. Vai poder provar a versão tradicional e uma outra com um twist contemporâneo. A noite será marcada pelo whisky abundante e pelas melodias da gaita de foles, instrumento musical típico da Escócia.
O evento começa pelas 19 horas e termina pelas 23. Decorrerá na Casa de Santa Maria e haverá um dress code obrigatório: smoking ou vestido preto com um apontamento em tartan. Este padrão — que é tecido com uma variedade de riscas em larguras e cores variadas, dispostas em ângulos retos — remonta ao século XVIII e foi criado por proprietários de terras na Escócia, sendo que cada clã tem o seu próprio xadrez.
As inscrições para custam 110€ e devem ser feitas através do email (info@nullcascaisfoodlab.pt).