O Centro de Portugal quer afirmar-se como um destino gastronómico de referência, e o novo projeto Sabores ao Centro é a nova etapa nesse caminho. A iniciativa, que foi apresentada na BTL (Better Tourism Lisbon Travel Market), dá origem a um guia que identifica os melhores restaurantes da região, ao passo que permite conhecer produtos e produtores locais e traçar rotas gastronómicas.
O objetivo é o de valorizar a riqueza culinária da região e facilitar o acesso à informação. “Apresentámos a matriz em que o projeto se vai suportar e que integra os Prémios Regionais ligados à gastronomia, aos chefs e produtos locais, valorizando localmente o que é o melhor saber fazer da região”, explicou Carlos Martins, coordenador da iniciativa.
Além do guia, a plataforma digital de Sabores ao Centro vai funcionar como um calendário interativo de eventos gastronómicos e contará com produção de conteúdos originais em vídeo, fotografia e texto. O projeto é representado por oito chefs embaixadores, incluindo nomes bem conhecidos como Diogo Rocha (Viseu Dão Lafões), Hélio Loureiro (Região de Aveiro), Luís Lavrador (Região de Coimbra), Maria Caldeira Sousa (Beira Baixa) e Ricardo Ramos (Região Beiras e Serra da Estrela).
A iniciativa também vai premiar os melhores espaços e profissionais da região em 12 categorias, incluindo os 10 Melhores Restaurantes, o Restaurante Tradicional do Ano e o Chef Revelação.