O mundo já se dividiu de muitas maneiras, mas esta é a mais recente: os que amam francesinha no pastel de nata e os que odeiam a ideia. O autor do desvario chama-se Tiago Amorim, conhecido do TikTok ao Instagram pelo nome de guerra chef Jamon.
Antes que fiquem nauseados com a ideia de provarem esta proposta gastronómica do inferno, saibam que ele comeu e deu-lhe nota máxima. “10/10, mamava outra vez”, resumiu na sua frase-bordão, que conclui sempre os vídeos com pratos bem-sucedidos.
Por outro lado – e muito mais relevante – convém explicar que o primeiro passo da confeção é tirar a nata que recheia o pastel e só então preparar a francesinha lá dentro. Os ingredientes da iguaria do chef Jamon são pastel de nata, fatia de fiambre, salsicha fresca do Leandro (popular salsicharia no Mercado do Bolhão), linguiça do Leandro e fatia de queijo.
Para o molho, precisa de ossos de porco, cebola, alho, louro, cerveja branca e preta, vinho branco, whisky, vinho do Porto, mostarda, puré de tomate, molho inglês e Maizena para engrossar.
Entre brindes e apupos, o vídeo viralizou, com consequências claras para o cozinheiro. “Aumentei o número de seguidores nas redes todas, e por consequência, as ameaças à minha integridade física também”, confessou à NiT o autor da Natasinha, nome com que batizou a sua criação.
Contudo, se for servida num restaurante de fine dining, também já tem descrição apropriada. “Chamo-lhe tarte à la crème sans crème avec saucisses.”
Os fãs comentaram com incentivos. “Isto é como entrar numa guerra com um néon a apontar para ti e sem colete à prova de bala”, escreveu, por exemplo, Filipe Lança. “Merecias uma medalha pela bravura ahah.”
Já a seguidora Ana Veiga Paulino realçou que o chef escolheu o caminho certo com receitas como esta, garantindo papel principal no seu próprio show das poderosas. “Tens a certeza de que estás a fazer as coisas bem quando começas a ganhar haters! É o que dizem! Anyway… gostei da coragem!”
O chef Jamon já fez várias outras loucuras culinárias e, surpreendentemente, há mais casos de sucesso. “Gostei muito de um croissant com bifana que fiz inspirado num tweet do David Bruno e também de sushi de francesinha. Soa mal, mas se formos a ver é apenas arroz com salsicha e batata frita.”
Claro que nem tudo corre bem para quem se mete nestas aventuras, como aquela tarde amaldiçoada em que teve a pior experiência comestível da vida. “Foi quando achei boa ideia fazer esparguete com Nutella.”
Em março, a NiT já tinha falado com Tiago Amorim, traçando o seu perfil e a propensão para avaliar produtos de supermercado sem papas na língua. Agora, perguntámos-lhe como tinha evoluído a vida dele desde essa conversa.
“Agora sou reconhecido na rua e pedem-me autógrafos quando vou ao supermercado. Estou a brincar, mas fui cozinhar à televisão. Duas vezes à RTP e uma na TVI. Estou à espera que a SIC me convide também, para fazer a linha do bingo.”
A seguir, carregue na galeria para aprender a fazer a francesinha no pastel de nata, também conhecida por Natasinha.