Gourmet e Vinhos

Chef Miguel Castro e Silva é uma das estrelas do super festival de vinhos no Douro

O Douro & Porto Wine Festival regressa a Lamego em setembro. Conte com música e muita comida, claro.
Um programa especial.

Por definição, o Douro & Porto Wine Festival é um festival de vinhos. Ponto. Mas todos sabemos que o contexto pode transformar um bom vinho numa experiência mágica. E é isso que se pretende com o evento que regressa para mais uma edição já este ano. Entre 15 e 16 de setembro, Lamego celebra a região com a segunda edição do evento, que terá lugar no Porto Comercial de Cambres. Sendo a Cidade Europeia do Vinho, a festa teria que ser marcante.

Ao palco do festival irão subir nomes nacionais e internacionais. O primeiro dia conta com animação de Paulo gonzo, Delfins, Mariza e com os icónicos UB40. No dia seguinte, será a vez de José Cid, Matias Damásio e Nik Kershaw. O cabeça de cartaz do último dia é o famoso cantor romântico Michael Bolton. Mas é pelos chefes convidados que muito lá vão.

“No ano em que se celebra o Douro como Cidade Europeia do Vinho, este evento é o ponto alto das celebrações, fazendo já parte da agenda cultural da região. As margens do Douro preparam-se para receber uma experiência inesquecível para os amantes do vinho e entusiastas da gastronomia, reunindo o melhor da tradição vinícola com entretenimento de classe mundial”, garantem os responsáveis. 

Entre degustações, showcookings, música e palestras, é no Chef’s Stage que os sabores se encontram e se fundem num “verdadeiro banquete para os sentidos”. Com a curadoria do chef Miguel Castro e Silva, este espaço promete muita animação e vários convidados de honra. José Júlio Vintém, Renato Cunha, Lídia Brás, Oscar Geadas, Anna Lins, André Magalhães, que atuará como moderador, e o conhecido enólogo Álvaro Van Zeller, são alguns deles — e estão prontos para demonstrar as suas habilidades e partilhar a paixão pela cozinha. 

“O Douro & Porto Wine Festival oferece também aos participantes a oportunidade de explorar a Wine Village com a curadoria da Essência do Vinho: um espaço encantador, que reunirá dezenas de quintas da região do Douro.” A Quinta da Pacheca, Quinta do Carvalhido e Raposeira, parceiros no lançamento do evento, são alguns dos espaços onde os visitantes poderão degustar, provar e comprar uma variedade de vinhos e espumantes de alta qualidade.

Para aqueles que desejam uma experiência ainda mais exclusiva, o recinto acolhe a Privilege Zone. Com bares exclusivos, Meet & Greet com artistas e acesso privilegiado ao palco, uma tenda Privilege com Shows Exclusivos e Suites Cabins para 30 pessoas, esta área oferece um leque de experiências premium e personalizadas.  

“Estamos muito felizes por poder trazer esta segunda edição do Douro & Porto Wine Festival novamente a Lamego. Mais do que um festival, este evento é uma celebração de toda região vinícola do Douro, da sua tradição e herança e é um orgulho para nós fazer parte da sua história”, revela em comunicado Diogo Marques, diretor do festival. “No ano em que o Douro é distinguido como a Cidade Europeia do Vinho, voltamos a trazer o melhor da cultura gastronómica e do entretenimento para uma paisagem arrebatadora e brindamos a isso.”

O recinto está pronto para receber até 10 mil visitantes por dia.  Os bilhetes estão à venda e os preços variam entre os 30€ e os 100€.

“Até lá, são vários os momentos pensados para celebrar esta região vinícola. Entre eventos de warm up e novidades imperdíveis nas plataformas digitais, o Douro & Porto Wine Festival vai proporcionar várias experiências pelo País e internacionais, revelando novidades e curiosidades únicas sobre este que é o maior festival de vinhos da Península Ibérica.”

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT