A maioria prefere cerveja, mas a sidra tem cada vez mais fãs e sabores. A versão tradicional da bebida é preparada com sumo fermentado de maçã e graças à sua popularidade crescente em território nacional, passou a vender-se à pressão em Portugal. Atualmente já é possível encontrar sidra de pêra e frutos vermelhos e todos os dias chegam ao mercado novos sabores. Agora foi a fez de uma sidra de edição limitada com um travo a vinho do Porto.
A Édition 2022 resulta da colaboração da Churchill’s com a Sassy Cider e foi envelhecida nas icónicas barricas de vinho do Porto branco da marca nacional. Os dois produtores são conhecidos há vários anos. A casa da Churchill’s no vale do Douro, aliás, – a Quinta da Gricha – data de 1852, precisamente no mesmo ano em que o Château de Sassy produziu, pela primeira vez, sidras e calvados (uma bebida destilada feita à base de maçã) na Normandia.
O objetivo era comum: criar uma referência franco-portuguesa para juntar as duas bebidas e acrescentar cor e emoção aos dois mundos, com uma nova faceta para o vinho do Porto e para a sidra. Não há dúvida de que a Édition 2022 é uma sidra gastronómica que certamente vai acrescentar um twist único às celebrações da época.
De cor âmbar, a nova sidra tem cinco por cento de teor alcoólico e foi envelhecida no Château de Sassy por três meses, numa fermentação rápida após um inverno suave. O tom dourado, vibrante e rico, deve-se à influência do estágio nas barricas de madeira de vinho do Porto branco da Churchill’s.
“É a primeira vez que vemos sidra envelhecida em barricas de vinho do Porto branco. A cor dourada e o sabor voluptuoso que as barricas do Churchill’s Dry White Port trazem é muito especial”, explica em comunicado Alexander Darley, gestor de vendas da Sassy.
Foram produzidas apenas 600 garrafas, que estarão à venda no Reino Unido, em exclusivo na Harvey Nichols. Esta colaboração estará também disponível, a partir de dia 20 de novembro, com um lançamento limitado através das lojas online da Churchill’s e da Maison Sassy. Custa 15€.