Gourmet e Vinhos

Chiara, a siciliana que revela os segredos dos pratos italianos aos portugueses

A jovem de 26 anos é uma estrela no TikTok e no Instagram. Explica todas as receitas no idioma de Camões.
Chiara tem 26 anos.

Massa à bolonhesa, carbonara ou lasanha. Provavelmente, como qualquer português que se considere bom cozinheiro, pensa que estes pratos não têm segredo nenhum. Mas, se abordar o assunto com alguém nascido e criado em Itália, irá perceber que não é bem assim.

Quando percebem que acrescentamos ingredientes “que não combinam” aos pratos que comem desde sempre, muitos ficam mesmo seriamente irritados. Aliás, a gastronomia é um ponto muito sensível, sobretudo para os sicilianos e napolitanos, que se gabam de cozinhar “à verdadeira maneira italiana”.

Chiara chamou a si a missão de pôr fim ao diferendo e recorre às redes sociais para demonstrar, passo a passo, como “não há necessidade de complicar”. Fala sempre em português, o que ainda deixa muitos seguidores confusos quanto à sua nacionalidade. No entanto, garante que é “100 por cento italiana, mas apaixonada por Portugal”.

Nascida e criada na Sicília, sempre teve curiosidade sobre o nosso idioma e como enrolávamos a língua para pronunciar algumas palavras. Decidiu inscrever-se na disciplina de português na universidade onde estudava para aprender. Porém, quando percebeu que não ia conseguir passar do básico ficou desiludida. “O meu objetivo era tornar-me fluente e isso não ia ser possível só com aquelas aulas”, explica.

O prato preferido da italiana é lasanha.

A siciliana de 26 anos não desistiu e foi mais longe. “Decidi mudar-me para Coimbra, para fazer Erasmus e concluir o curso de gestão. Se não aprendesse a língua vivendo no País, não sei quando aprenderia”, revela. Tal como suspeitou logo ao início, ficou rendida à cidade, às pessoas e à cultura portuguesa. Porém, no final do ciclo de estudos teve de voltar para a Sicília. A estadia na ilha onde nasceu foi curta: seis meses depois regressou a Portugal para aceitar o primeiro emprego.

Durante um ano tentou conciliar o trabalho e a tese do mestrado, mas foi impossível. Sobretudo quando começou a gravar vídeos para o TikTok, onde se tornou um fenómeno. “A ideia inicial partiu do meu namorado. É português e adorava aprender as minhas receitas. Penso que, como ele, haveria outros portugueses interessados e incentivou-me a criar um canal.

O companheiro de Chiara tinha razão. Os primeiros dois vídeos que a siciliana publicou tiveram muito sucesso. No entanto, só quando um deles “viralizou” — que na gíria das redes sociais significa que uma partilha teve milhares de visualizações e chegou a muitas pessoas — é que percebeu que realmente as pessoas gostavam daquilo que fazia. A jovem começou por mostrar como cozinhava alguns dos pratos mais simples (e adorados) de Itália. A popular carbonara, ou a lasanha foram dos mais pedidos.

“Criar aquelas receitas e desvendar como a cozinha italiana pode ser simples, desde que usemos os ingredientes certos, ajudava-me a matar saudades dos pratos da minha mãe e da minha avó”, conta à NiT.

As duas mulheres ensinaram Chiara a cozinhar. Aos seis anos começou a brincar com a massa da pizza que a mãe preparava para os almoços de domingo. “Tinha uma cozinha em miniatura e adorava imitar o que elas faziam. Então esticava a massa e depois ia ajudar a rechear”, recorda. Mais tarde a avó ensinou-lhe as receitas mais básicas. Porém, só quando foi viver sozinha é que passou a dar valor a tudo o que aprendeu.

Embora tenha muitas receitas de família, que passam de geração em geração, continua a ligar à mãe sempre que tem alguma dúvida na preparação de um prato, ou que ingredientes combinam melhor. No TikTok e no Instagram partilha o que cozinha para aquele dia, sem qualquer preparação — “é tudo muito orgânico”.

Embora seja apaixonada pela restauração, o seu emprego a tempo inteiro nada tem a ver com a área. “Trabalho em apoio ao cliente, numa multinacional e cozinhar acaba por ser o meu escape”, explica. “Preparo sempre o que me apetece naquele dia e o que me faz lembrar a minha casa, por isso as minhas propostas são sempre muito viradas para a gastronomia siciliana, que aposta em produtos frescos e de qualidade.”

No entanto, nem sempre é fácil encontrar certos produtos fora de Itália. Por cá tinha muita dificuldade em encontrar manjericão fresco, um dos ingredientes que nunca pode faltar em casa. Na despensa, como nos conta, há sempre massa, natas, tomates, queijo parmegiano e pesto (de preferência feito por Chiara).

Se em Portugal já era difícil, agora é quase impossível. Chiara e o namorado mudaram-se para a Suécia, um país nórdico com uma gastronomia completamente diferente da que estava habituada. Embora esteja a gostar da experiência, admite que um dia quer voltar para Lisboa. “Esta experiência tem sido incrível, mas a ideia é ser algo temporário, para ganhar algum dinheiro.”

Além dos ingredientes que adora, também sente falta “do sol e do bom tempo”. A comida é um assunto resolvido, porque o companheiro “cozinha maravilhosamente bem” e recria os pratos portugueses preferidos de Chiara. É também com ele que pratica o idioma que a fascina. Porém, não é o único. A siciliana continua a falar português nos vídeos, porque “não fazia sentido deixar” — até porque tem mais de 70 mil seguidores que gostam de a ouvir.

“Agora, além das receitas que continuo a partilhar, também conto curiosidades sobre a Suécia comprativamente a Portugal e o feedback tem sido incrível.”

Contudo, as opiniões que mais ansiava eram as da família. “Ficam sempre orgulhosos. Aliás, a minha avó não tem telemóvel, nem é dada às tecnologias, mas está sempre a pedir aos meus pais para lhe mostrarem os vídeos e depois gosta sempre de dizer que foi ela que me ensinou, claro.”

Para já, revela, “está safa”: ainda nenhuma das suas cozinheiras de referência se chatearam com a maneira como “amassa os passos” nos vídeos para explicar as receitas.

@chiara.babyy

Que venham os comentários 😂 #italianaemportugal #carbonarareceita #paratiportugal🇵🇹 #paravocepagina #paravoceforyou #viralvideo #comidaitaliana #receitaitaliana #receitasitalianas

♬ Cooking, bossa nova, adults, light(950693) – Kids Sound

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT