gourmet e vinhos

Com queijadas, algas ou pão: as novas cervejas portuguesas que tem de provar

São todas nacionais e com sabores não tão consensuais. Ainda assim, há que dar o primeiro gole e só depois dar o veredito.
Há muitas criações para experimentar.

Ninguém lhe vai dizer nada se estiver a comer uma fatia de pão ou uma queijada de Sintra ao lanche. E se em vez de os trincar os pudesse beber? Sim, a verdade é que é mesmo possível e tudo graças a cervejeiras artesanais portuguesas. O mercado tem evoluído muito nos últimos anos, ao ponto de até ser possível fazer este tipo de experiências. E além destas, há muitas mais que pode experimentar.

A Oitava Colina juntou-se à Hopsin e a Casa do Preto, em Sintra, para desenvolver a cerveja com queijada. O doce foi mesmo colocado na preparação da bebida — e não apenas os ingredientes que lhe são mais característicos, como a canela ou a massa.

Ficou disponível em dezembro e pode ser pedido no espaço da marca em Lisboa, na Graça. Até é possível encomendar online. Outro bolo que fez parte das experiências das cervejeiras foi o bolo-rei. É na Nortada, no Porto, que pode pedir esta sugestão nos próximos dias. 

Quem não é fã do doce, é possível que não aprecie esta versão, mas peça uma, dê um gole e depois decida. No processo de preparação da bebida foram acrescentadas frutas cristalizadas, baunilha e biscoito, tudo para que o resultado final fosse algo como beber uma fatia de bolo-rei.

Outra das criações foi preparada com pão artesanal da Gleba. A bebida também ficou disponível durante este mês de dezembro. É da Musa, de estilo witbier e foi desenvolvida com desperdícios de pão da Gleba e ainda com massa mãe, que é usada na preparação de todas as variedades da padaria.

Carregue na galeria para conhecer então as novas cervejas artesanais portuguesas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT