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Como a Domino’s usa memes virais para gozar com os clubes da Premier League

Ruben Amorim e o seu Manchester United têm sido um alvo preferencial das redes sociais da cadeia, mas ninguém está a salvo. As publicações tornam-se quase sempre virais.
Partilham nas redes sociais.

Mais um fim de semana, mais uma derrota do Manchester United de Ruben Amorim. E nas redes sociais, as críticas roçam ombros com as muitas piadas. Numa delas, viaja-se até ao meme do documentário de David Beckham. “O United está de volta”, lê-se numa imagem partilhada com a imagem de Victoria. Ao ouvir esta afirmação, David pede-lhe para reconsiderar e “ser honesta”. Confusa com a interrupção, Victoria repete “O United está de volta”. E, só após vários momentos de pressão, é que acaba por responder, que “está de volta ao 13º lugar”.

Este é apenas o mais recente de uma série de piadas protagonizadas pelas redes sociais da Domino’s, a cadeia norte-americana de pizzas que, no Reino Unido, se tornou conhecida pelo humor corrosivo, sobretudo no que toca ao futebol. No final da publicação, pediram aos seus seguidores para identificarem um fã do Manchester United que precisa de uma pizza para “abrilhantar” [numa referência ao Brighton] o dia.

A fama é tanta que alguns dos seguidores até já adotaram o ritual de manter a página do X da cadeia aberta enquanto assistem ao jogo, porque uma coisa e certa: memes não vão faltar.

No início do mês, o alvo foi a conferência de imprensa de Mikel Arteta após a derrota do Arsenal contra o Newcastle. O treinador dos gunners justificava a prestação dos jogadores que levou ao desfecho. A Domino’s pegou na referência e aproveitou para partilhar “coisas que as pessoas nunca pedem”: anchovas na pizza e “as desculpas de Arteta”.

Quando o Manchester City anunciou, em setembro de 2024, que iria fazer obras no estádio e aumentar a capacidade para mais de 60 mil adeptos, a empresa comparou a situação à das caixas de pizza. “Estão como nós, a aumentar o tamanho das caixas e a deixar as pizzas com o mesmo tamanho”, lê-se numa publicação que acompanha uma foto do Eithad Stadium.

No dia do Boxing Day, a 26 de dezembro, a Domino’s partilhou uma fotografia de Ruben Amorim, visivelmente desiludido, e legendou-a: “Quando os teus amigos pedem pizza com ananás”. Pela mesma altura, aproveitaram para enaltecer o talento de Bukayo Saka, o avançado que veste as cores do Arsenal. Com uma imagem de uma cozinha completamente destruída e desorganizada, atiraram que aquilo “era o que acontecia à equipa quando o britânico de 23 anos não estava em campo”.

Quando saíram as notícias a anunciar que Wayne Rooney tinha rescindido contrato como treinador Plymouth Argyle, a cadeia voltou a atacar e a perguntar aos seguidores se não poderia juntar à equipa e entregar pizzas.

A relação da marca com o futebol não é nova. Em setembro de 2023 lançaram um anúncio de televisão com uma campanha onde promoviam a mensagem “peça agora para o intervalo”.

Para destacar os rápidos tempos de entrega da Domino’s, o spot centrava-se num jogador de futebol que se lesiona em campo e pede ajuda. O fisioterapeuta entra em campo e o atleta profere as palavras “Domin-oh-hoo-hoo”. O médico fala pelo seu walkie-talkie e o anúncio termina com os dois a saborearem uma pizza na sala de tratamento. Numa segunda versão do anúncio surge um árbitro a recorrer ao VAR para tomar uma decisão e a pedir pizza.

Os anúncios foram filmados no estádio Plough Lane do Wimbledon AFC, assumindo o desafio de criar uma atmosfera autêntica de jogo da Premier League. Em Portugal, a cadeia tem também uma relação estreita com a modalidade, mas não tão irreverente. À NiT, o diretor-geral da marca, Luís Pica, explica que estão sempre “atentos para fazer campanhas e comunicações divertidas, inovadoras e acessíveis”, de forma a chegar ao público português. No entanto, não excluem uma abordagem mais arrojada, uma vez que é essa a “filosofia da marca”.

“A Domino’s Portugal tem, no seu ADN, uma abordagem jovem, divertida, descomplicada e, acima de tudo, próxima dos consumidores. Apesar de cada mercado ter independência no seu tom de voz, estamos sempre atentos ao que os outros países estão a fazer. Em Portugal, o desporto — e, em particular, o futebol — é já um território importante para a marca. Somos parceiros oficiais da Liga Portugal há cinco épocas consecutivas, patrocinamos equipas como o Casa Pia e realizamos campanhas regulares com giveaways de bilhetes e promoções especiais relacionadas com os jogos”, acrescenta.

É provável que já se tenha perdido no número de pizzarias da Domino’s que existem no nosso País. A história da marca por cá começou a escrever-se no verão de 2015, quando a cadeia norte-americana abriu os seus primeiros restaurantes em Portugal. Cerca de 10 anos depois, conta já com mais de 100 espaços em solo nacional, sendo a maioria nas áreas da Grande Lisboa, Grande Porto e centro.

Carregue na galeria para descobrir outros memes que a marca faz com os clubes e jogadores da liga inglesa.

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