Gourmet e Vinhos

Cult n’ Art Café: a concept store em Alvor que junta arte, cultura e gastronomia

Funciona como um café, mas é todo o conceito pensado para dar visibilidade a artistas e produtores locais que a diferencia na região.
Abriu em julho de 2021.

A vontade era de criar um espaço singular, completamente fora do habitual, e que desse visibilidade a pequenos projetos locais. O resultado está à vista de quem passa pelo centro da vila piscatória do Alvor: o Cult n’ Art Café. Como o próprio nome sugere, este é um negócio inovador na região onde se é capaz de juntar cultura e arte à gastronomia.

” O objetivo principal do Cult n’ Art Café é de proporcionar momentos relaxados, pequenos-almoços e snacks caseiros feitos a partir de produtos locais, mas também de oferecer um espaço dinâmico e sempre em mudança onde artistas, criadores e produtores locais se encontram para expor os seus trabalhos e produtos”, começa por explicar à NiT Léna Pérez, uma das responsáveis pela concept store.

Como tantas outras, a ideia surgiu no final do ano 2020 devido à pandemia. Uma loja dos avós de Marcelino Marques, que forma a dupla que está ao comando do Cult n’ Art Café, ficou disponível e dali surgiu a oportunidade de criar um negócio local, que promove os produtos locais da terra.

“Com o decorrer das obras as ideias foram fluindo, era importante para nós oferecer uma experiência diferente do costume, um espaço alternativo que pretende dar visibilidade a pequenos projetos locais, daqui surgiu o Cult n’ Art Café”, acrescentou Léna Pérez.

À mesa serve, desde que abriu portas em julho deste ano, pequenos almoços e snacks, como a Shakshuka, Sandes de Presunto de Porco Preto de Monchique, Taça de Iogurte fruta e Granola caseira; e ainda comidas leves e bebidas, desde sumos naturais, Iced Tea ou limonada do dia. 

“Temos uma produção diária pequena e caseira. Escolhemos todos os produtos com os quais trabalhamos com muito cuidado, acreditamos que a qualidade dos produtos é um fator decisivo na experiência dos nossos clientes.”

Para além disso, o espaço conta ainda com uma pequena loja artesanal. Lá, é disponibilizada uma pequena produção de cosmética natural, joalharia feita a mão em Monchique, decoração em macramé, incensos naturais, licores e ervas aromáticas biológicas. Mas há mais. No Cult n’ Art Café toda a decoração está à venda, o que significa que pode levar para casa qualquer peça que lhe tenha chamado à atenção (e há muitas que o vão fazer).

“O nosso espaço está sempre em mudança, transforma-se com cada artista e renova-se com cada novo produto”, disse em declarações a proprietária, acrescentando que se encontram sempre à procura de “novos projetos para apoiar e novos produtos para disponibilizar na loja”.

Segundo ainda Léna Pérez, o projeto afirma-se como uma concept store, o que lhe confere várias possibilidades de evolução. No futuro, uma delas passa por expandir o negócio para uma loja online, já que por enquanto só existem alguns artigos, como algumas pinturas que estão em exposição no café e as chávenas feitas a mão em Portugal, disponíveis na loja do Facebook. 

Os preços dos produtos, apesar de variarem muito tendo em conta a sua diversidade, começam a partir dos 3 euros e podem ir, no caso dos mais caros, até aos 85 euros.

De seguida, carregue na galeria para conhecer os cantos à casa desta concept store que une a gastronomia à arte e cultura de Alvor.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT