Gourmet e Vinhos

Da vitela aos pastéis de bacalhau. Ementa do casamento real vai ser bem portuguesa

O chef Hélio Loureiro é responsável pelas refeições. O objetivo é oferecer um menu diverso e repleto de produtos sazonais.
A peça que vai roubar as atenções.

É já no próximo dia 7 de outubro, sexta-feira, que a Basílica do Palácio Real de Mafra vai acolher o primeiro enlace da família real portuguesa em mais de 25 anos. A infanta Maria Francisca, de 26 anos, a segunda dos três filhos dos duques de Bragança, vai casar com o advogado Duarte de Sousa Araújo Martins. O casamento deverá reunir mais de 1.200 convidados — e será, certamente, um dos maiores do ano em Portugal.

O menu foi pensado por Hélio Loureiro, chef com 40 anos de carreira e mais de 30 livros de gastronomia publicados. Dos pastéis de bacalhau aos de nata, o objetivo é que “Portugal esteja bem representado à mesa”, contou ao “Observador”.

Durante o arraial e o copo de água, teve em atenção da biodiversidade e a sazonalidade dos produtos servidos. Por isso, a carne barrosã (uma espécie autóctone característica de Bragança) vai ser “servida com castanhas, batata-doce e cogumelos”, explica. Neste momento de festa, vão ser ainda servidas as ostras da ria de Aveiro, cada vez mais populares entre os turistas.

Ainda durante este primeiro momento, a 6 de outubro, a mesa vai estar completa com várias referências de pães, entre as quais o de Favais, de Valongo, as regueifas e outra opções alentejanas. E não podem faltar, claro, várias opções de queijos nacionais, e frutas como a pera rocha ou a maçã de Alcobaça.

Depois da degustação de azeites (que vão de Trás-os-Montes a São Tomé e Príncipe), há ainda espaço para doces. Os convidados vão provar “queijadas de Sintra, queijadinhas de São Gonçalo e, a pièce de résistance, uma carrinha de gelados e sorvetes preparados pelo chef Tozé Vieira, do Porto”, explica.

O cocktail será servido na Escola das Armas, no Palácio Nacional de Mafra. Os duques pediram à Quinta do Roseiral, responsável pelo momento, pastéis de nata, pastéis de bacalhau, croquetes com carne, choco frito com mousse de aneto e ainda empadinhas de cogumelos silvestres.

Pelo meio, todos vão poder provar o bolo do casamento, que “vai ser enorme e pesado”, como a NiT já lhe contou aqui. Depois, um grupo mais restrito de convidados seguirá para o copo de água, em Sintra, onde a refeição terá igualmente a assinatura do chef Hélio Loureiro: o menu vai começar com arroz caldoso carolino, continua com a vitela Barrosã e termina com o cheesecake que a empregada da casa faz “divinamente”, segundo o chef.

Os convidados vegetarianos e vegan, bem como os intolerantes ao glúten, também não foram esquecidos. Vão poder contar com chili de abóbora, raviolis de cogumelos com creme de soja e, como sobremesa, um bolo de chocolate vegan.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT