gourmet e vinhos

Depois do “breakfast tuga”, Ramsay fez uma bizarra carne de “pork alentejana”

O chef voltou a receber comentários negativos por causa dos ingredientes da receita, mas também pela música escolhida.
A carne de porco depois do pequeno-almoço.

“Vejam esta receita incrível inspirada na minha viagem a Portugal.” É assim que Gordon Ramsay começa por apresentar mais um prato que cozinhou no nosso País, durante as gravações “Uncharted”. Depois de um pequeno-almoço, que tinha tudo menos tradicional, apresentou uma versão de carne de porco à alentejana com alguns ingredientes que não fazem parte da receita original e uma música de fundo que gerou alguns comentários irritados nas redes sociais.

Na sua receita de “pork alentejana”, como lhe chama,  junta ao preparado tomates cherry e chouriço, algo que não encontramos nas versões mais tradicionais. O aspeto também estava diferente do prato português, como foi possível perceber com algumas das respostas que a publicação recebeu.

Outros dos comentários menos simpáticos dizem respeito à escolha da música, tipo flamenco a puxar mais por Espanha do que pela tradição portuguesa.

Metem música sevilhana ou flamenco, ou lá o que é, para cozinhar uma inspiração de carne de porco a alentejana que leva batatas cozidas e rodelas de chouriço”, escreveu o humorista António Raminhos ao partilhar o vídeo do chef britânico.

“Gordon, filho, quanto à comida, inspira-te da forma que quiseres e apresenta os pratos que quiseres, mas essa música é tão portuguesa como o torrão de Alicante”, lê-se noutro dos comentários.

Esta é a segunda receita polémica de Ramsay, depois do “pequeno-almoço típico” que, segundo o chef, os portugueses costumam devorar durante a manhã. Na sua versão, juntou-lhe carne de porco preto e ovos estrelados.

“Ele está a falar de um Portugal diferente daquele em que eu vivo, só pode”, “Portugal não tem disto. Tostas? Pastel de nata? Compal?”,  “Isto é um pequeno-almoço perfeito em Portugal: galão com torrada”, foram alguns dos comentários dos seguidores portugueses.

Gordon Ramsay esteve em Portugal para gravar os episódios da terceira temporada do programa “Uncharted”. O capítulo em que visita várias zonas do País já foi transmitido nos Unidos Unidos e em Portugal pode ser visto a 15 de outubro. Entretanto, o chef tem partilhado algumas das receitas que fez durante esta visita.

Enquanto não vê o episódio, saiba como pode fazer o prato de carne de “pork alentejana”, ao estilo Gordon Ramsay.

Do que precisa

1 peça de secreto de porco cortado em tiras

Sal e pimenta a gosto

1 chouriço cortado em fatias

2 colheres de sopa de azeite

3 chalotas

2 dentes de alho

2 pimentos

2 chávenas de vinho branco

1 chávena de puré de tomate

400 gramas de amêijoas

1 colher de sopa de tomilho

meia chávena de caldo de peixe

150 gramas de batata

4 colheres de sopa de manteiga

raspas de limão

Como se faz

Comece por grelhar a carne de porco com azeite. Deixe a gordura derreter para que a carne cozinha melhor. Numa frigideira, cozinhe o chouriço. Retire os dois do lume e reserve. Coza as batatas. Adicione o alho, a pimenta e os pimentos. Junte os tomate cereja e o vinho até que reduza a metade. Acrescente o puré de tomate, as amêijoas e o caldo de peixe. Espere que as amêijoas abram para juntar a carne e o chouriço. Acrescente as batatas e termine com um pouco de manteiga. Está pronto a servir.

Mais ou menos tradicionais, a NiT tem outras sugestões de receitas que vale a pena experimentar fazer em casa. Carregue na galeria para as conhecer.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT