gourmet e vinhos

Depois dos cabazes, a The Equal Food cria um mercado com frutas e os legumes feios

O The Hood recebe a primeira edição da iniciativa já este sábado. Há muito para escolher e até serão feitas receitas saudáveis.
Os cabazes continuam a ser entregues em casa.

Este fim de semana, o The Hood, no UBBO, vai receber um mercado de frutas e legumes fora do habitual. No sábado, 1 de maio, a partir das 11 horas, vão ali estar expostos produtos feios, ou seja, que apesar do seu aspeto estão em perfeitas condições de consumo, mas que por vezes são excluídos dos normais meios de escoamento. A iniciativa foi criada pela The Equal Food, que já tinha um projeto de entrega de cabazes ao domicílio, e aqui tem o objetivo de sensibilizar para esta questão.

O evento deste sábado vai contar não com venda direta das várias frutas e legumes, que apenas estarão exposto, mas sim através de smoothies e outras receitas saudáveis feitas na hora. Haverá música com DJ durante todo o período do mercado, e uma área com a venda de brindes e sacos de pano.

O The Equal Food trouxe a hipótese de combater o desperdício alimentar, uma vez que na composição dos cabazes que começou por criar, mas também neste tipo de mercados, junta alimentos que são considerados imperfeitos para o mercado comum e seriam deitados fora.

É através do site que pode fazer a encomenda dos cabazes que têm disponíveis todas as semanas. O peso é mais ou menos sempre o mesmo, com cerca de nove quilos. Os pedidos são feitos semanalmente até aos domingos e as entregas realizadas na zona de Lisboa sempre às quintas-feiras.

Desde que o serviço foi criado, em 2020, que já entregaram mais de três mil cabazes e contribuíram para que 30 toneladas de alimentos não fossem desperdiçados. A recolha é feita junto de produtores locais, que desta forma conseguem escoar o que não vai para o mercado. Os principais motivos de imperfeição estão relacionados com o tamanho, a forma e a cor dos produtos.

As entregas são feitas todas as semanas.

Apesar de não se apresentarem como os mais bonitos, são sempre ingredientes que estão em condições de serem consumidos. Em relação ao preço, a marca garante uma redução de 40 por cento ao praticado no mercado.

O projeto começou apenas com um cabaz e neste momento já conta com duas opções. Há o Equally Delicious Padrão (25,56€) e o Básico (15,90€). O padrão consegue juntar entre 18 a 20 produtos diferentes, sendo que quatro são superalimentos. Já o básico é composto por 14 a 16 produtos. E tem a hipótese de juntar ovos e cogumelos.

As frutas e legumes são sempre da época. No site consegue ver o que lhe poderá ser entregue, uma vez que não existe escolha de artigos, só mesmo do tipo de cabaz. Nesta altura há cogumelos, morangos, framboesas, peras, kiwi, cenouras, couve-flor ou brócolos.

Carregue na galeria para conhecer outras mercearias que fazem entregas online.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT