gourmet e vinhos

Depois do vinho tinto, chegou o chá de flores de Ljubomir Stanisic

Chama-se Flower Power e está disponível na loja online da Chá Camélia. É vendido em caixas de madeira.
Depois do vinho, chegou o chá.

Ljubomir Stanisic não tem parado nas últimas semanas. Em televisão estreou um novo programa que tem dominado as audiências nas noites de domingo. Fora disso, lança-se em parcerias para apresentar novas bebidas desenvolvidas à sua imagem. Depois do Sem Maneiras, um vinho produzido com Dirk Niepoort, juntou-se à Chá Camélia para lançar o Flower Power.

É numa quinta em Fornelo, próximo de Vila do Conde, que Dirk Niepoort e Nina Gruntkowski, têm uma plantação de chá desde 2014. As primeiras plantas ainda foi criadas num jardim no Porto, em 2011. Começaram com 200, hoje têm pouco mais de 1 hectare com 12 mil plantas. O projeto segue os princípios biológicos e dali já saíram várias criações que estão à venda no site da marca e em algumas lojas especializadas.

O mais recente blend chama-se Flower Power e foi criado em conjunto com Ljubomir Stanisic, que também conhece Nina Gruntkowski há mais de 10 anos. O chef foi uma das primeiras pessoas a provar o chá aqui produzido. Chegou a usar algumas das flores de chá para embelezar pratos que servia nos seus restaurantes.

Esta variedade é produzida com o chá verde e também flores da mesma planta, conhecida como Camellia sinensis, colhidas no verão. Tem baixo teor de cafeína, é rico em antioxidantes e algumas vitaminas.

Está à venda por 28,90€ em caixas de madeira com 70 gramas. Para o preparar da melhor forma, tem de fazer uma infusão durante dois minutos com água a 90ºC. Também o pode comprar na loja online do chef.

A Chá Camélia é a única plantação de chá da Europa Continental.

Custa 28,90€.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT