Com a rotina, os filhos e o trabalho, nem sempre sobra tempo para cozinhar. As refeições prontas são um aliado para esses dias — e a boa notícia é que uma das maiores redes de take-away em Lisboa chegou a uma nova localização.
Depois de Campo de Ourique, Alvalade, Telheiras, Estoril, Restelo, Oeiras e até Setúbal, a Dez Prá Uma chegou a Benfica. A nova loja está situada na Rua Professor Reinaldo dos Santos, perto do Centro Comercial Fonte Nova, e abriu no sábado, 8 de março. A marca criada por Mafalda Travassos em 2003, é agora gerida pelos filhos, Constança e João, de 28 e 30 anos.
“Todos os nossos produtos são absolutamente isentos de aditivos e conservantes”, sublinha Constança. “Fazemos várias vezes as mesmas receitas nas nossas cozinhas, mas nunca produzimos em massa para garantir essa qualidade dos nossos produtos.”
O primeiro espaço Dez Prá Uma abriu em 2003, na Rua Castilho, em Lisboa, inicialmente como restaurante, onde os clientes podiam fazer as refeições no local. No mesmo ano, os fundadores decidiram apostar também no take-away.
“Os anos foram passando e fomos identificando esta área com cada vez mais potencial”, recorda João. “Em 2015, começámos a nossa fase de expansão e abrimos a nossa segunda loja, em Campo de Ourique, ainda com a vertente de restaurante, mas já tínhamos uma área física na loja só para congelados.”
Em 2018, abriram mais uma loja em Alvalade, já com maior foco na venda de refeições para fora, mas ainda com alguns snacks e cafés para consumo no local. No ano seguinte, em Telheiras, decidiram adotar exclusivamente o conceito de take-away. “Nessa altura, tomámos uma decisão e todos os nossos restaurantes passaram apenas para take-away”, frisa.
Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, as lojas Dez Prá Uma deixaram definitivamente de servir refeições no local, passando a vender apenas refeições frescas e congeladas.
O menu inclui várias categorias, como entradas, sopas, pratos de peixe e carne, opções vegetarianas, sobremesas, crepes, acompanhamentos, tartes, empadas, salgados, produtos sem glúten e sem lactose e pratos cozinhados a baixa temperatura. Os preços variam consoante o prato, a quantidade e se é pronto a consumir ou congelado. Pode consultar algumas das variedades no site do projeto.