Os ovos são uma fonte excelente de proteínas de alta qualidade, vitaminas (como as vitaminas B2, B12, D e A), minerais (como selénio e fósforo) e antioxidantes. Além de serem conhecidos pelo seu valor nutricional, são também um dos ingredientes mais usados na cozinha portuguesa, tanto em pratos doces como salgados.
Agora, vão ter direito a um festival gastronómico em Ferreira do Zêzere, vila do distrito de Santarém, também conhecida como a capital do ovo. Organizado pela Câmara Municipal, ocorre de 11 a 13 de outubro, com o intuito de “valorizar a cultura e tradição da região, promovendo o património local, os produtos endógenos e a inovação na gastronomia”.
Durante três dias, será possível provar desde especialidades tradicionais até criações inovadoras, como ovos verdes, moqueca de ovo, tagliatelle carbonara com gema de ovo e burrata, ensopado de tomate com lúcio e ovos pochê, gelado de ovo doce e barquinhos do Zêzere, sem esquecer omeletes recheadas, tortas e biscoitos.
Os espaços aderentes vão criar menus especiais centrados neste ingrediente tão versátil. A Gruta do Zé, Reinado de D. Dinis, Petiscos da Ponte, Tojal Douro e Solar da Cruz são apenas alguns dos restaurantes que participam na iniciativa. A lista completa pode ser consultada online.
“Ferreira do Zêzere tem muito orgulho em ser a capital do ovo e poder organizar um festival que honra o que a terra tem de melhor para oferecer. Queremos que as pessoas venham descobrir pratos deliciosos e que desfrutem de momentos de convívio e partilha com a comunidade”, refere o presidente da autarquia, Bruno Gomes.