gourmet e vinhos

As duas amigas que se juntaram para criar uma loja online de bebidas sem álcool

Fran Zolin e Nadja Baldaconi conheceram-se em Londres, mas foi em Portugal que abriram a The Other Bottle.
Fotos de Rita Ansone.

Chama-se The Other Bottle e é a nova loja online de bebidas em Portugal. Por lá encontra gins, cervejas e cidras, com a particularidade de serem todas sem álcool. Fran Zolin e Nadja Baldaconi, as duas amigas e responsáveis pelo projeto, afirmam que esta é a primeira alcohol-free bottle shop do País. O objetivo é terem um espaço físico, mas por enquanto só fazem entregas ao domicílio.

“Quis parar de beber álcool, mas não queria deixar de sair com amigos. Que alternativas existem? Em conversa com a Nadja comecei a seguir um caminho interessante de descoberta deste lifestyle e sentimos uma motivação para fazer parte desta mudança de uma forma mais ativa e participativa”, explica Fran Zolin, 39 anos.

Conheceram-se em Londres e foi aí que começaram a criar a base do projeto que viriam a criar em Portugal. Desde o final de julho que é possível fazer encomendas no The Other Bottle. “A nossa curadoria de bebidas não alcoólicas é especial. Escolhemos bebidas exclusivas, na sua maioria de pequeno produtores, artesanais, muito bem trabalhadas e com sabores complexos.”

Pelo site encontra uma variedade de opções, muitas delas que até podem ser sequer ter provado ou visto antes. O catálogo está dividido entre espirituosas, vinhos, cervejas, sidras e apetitivos, tudo de vários países.

Há gins sem álcool e muito mais.

Tem, por exemplo, a Gimber, uma bebida de gengibre originária da Bélgica que pode ser usada em cocktails e outras bebidas; o Lyre’s, um gin do Reino Unido também com zero por cento de álcool, ou um licor de café também da Lyre’s que tem um toque a baunilha.

Acreditamos que a felicidade que retiramos em beber um cocktail ao final do dia não está relacionada com o consumo de álcool, mas sim com o ritual de estarmos juntos, com a partilha. Não beber álcool não tem de significar beber água ou um refrigerante”, diz Nadja.

“Existem bebidas surpreendentes sem álcool. O nosso projeto pretende ser super inclusivo, chegar a toda a gente, a quem não quer beber, pessoas com problemas de saúde, mulheres grávida, mães que amamentam, mas também a quem goste de beber e procure outras alternativas, mais saudáveis”, continua.

A marca tem ainda a preocupação em trabalhar com marcas mais sustentáveis que usem materiais reciclados e reciclados de forma a compensar a pegada de carbono que irá fazer. Vão também fazer parcerias com duas ONG.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT