Com arroz, no pão, com massa, fritos, estrelados ou cozidos. Os ovos são daqueles ingredientes consensuais que vão bem com tudo. Além disso, são uma fonte proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes. Agora, vão ter direito a um festival gastronómico em Ferreira do Zêzere, vila do distrito de Santarém, entre 10 e 12 de outubro. A entrada é gratuita.
Durante três dias, será possível provar desde especialidades tradicionais até criações inovadoras, como pastelão de ovo recheado com javali estufado, ovos gratinados em creme de lagostim, rolinho de ovos à Rio, massada de ovos com peixe do rio, ovos rotos e, claro, sugestões mais doces como biscoitos d’ovo ou doce de ovos à Tojal d’Ouro.
Os espaços aderentes vão criar menus especiais centrados neste ingrediente tão versátil. O Reinado de D. Dinis, Tojal Douro e Solar da Cruz são alguns dos restaurantes que participam na iniciativa. A lista completa pode ser consultada online.
Ferreira do Zêzere é conhecida como a capital do ovo. Agora vai celebrar essa fama com um evento que pretende “valorizar a cultura e tradição da região, promovendo o património local, os produtos endógenos e a inovação na gastronomia”.
“O Festival Gastronómico do Ovo é já uma marca identitária de Ferreira do Zêzere. Mais do que celebrar este ingrediente tão especial e versátil, queremos valorizar a nossa gastronomia, apoiar os estabelecimentos locais e reforçar o orgulho ferreirense. Este evento é uma montra da criatividade e da tradição da nossa cozinha, mas também um convite para que todos venham conhecer, saborear e partilhar connosco o que de melhor se faz na Capital do Ovo”, afirma Bruno Gomes, presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.

LET'S ROCK







