Gourmet e Vinhos

Ele criou um falso restaurante de ramen de luxo — e enganou dezenas de pessoas

Todos os pratos eram iguais e foram feitos com ramen instantâneo de pacote. Alguns clientes adoraram a experiência.

E se tivesse a oportunidade de estar presente num jantar exclusivo, que tem lugar apenas duas vezes por ano, e que alegadamente serve um dos melhores ramen do mundo? E tudo sem pagar? Provavelmente diria que sim. Foi nessa expectativa que Stanley Chen, conhecido youtuber, decidiu tentar ludibriar várias dezenas de pessoas. E conseguiu.

O australiano criou um negócio do zero. Chamou-lhe Nise Jangara Ramen, sendo que nise significa falso. Ou seja: a mentira estava à vista de todos, mas ninguém percebeu.

O que prometia ser uma experiência de fine dining era, na verdade, uma elaborada partida. Na cozinha, seria preparado apenas ramen instantâneo, comprado numa loja por pouco mais de 3€.

O falso chef começou por criar um sofisticado site, com fotografias improvisadas, com recurso a salsichas e bolachas que, aparentemente, enganaram toda a gente.

“Uma experiência omakase de ramen apenas disponível por duas noites num ano. O Nise Jangaru Ramen tem viajado pelo mundo a servir ramen em eventos pop-up desde 1953 e já passou por países como Japão, Bélgica, EUA e muitos mais. Chega agora à Austrália”, podia ler-se na descrição.

Em apenas uma semana, a promoção no TikTok garantiu que todos os lugares ficariam reservados. No dia da partida, vários convidados chegaram cedo. Tão cedo que ficaram perto de duas horas à espera de poderem entrar.

No interior do restaurante, o esquema era ainda mais elaborado. Chen prometia a cada cliente que todas as taças seriam diferentes — não eram — e que os ingredientes e confeção dependeria da aura de cada um, avaliada no local pelo empregado de mesa.

No final, foram muitos os que elogiaram a comida. “Digam ao chef que tem que me trazer outra taça”, atirou uma das clientes. “Sabe mesmo a comida caseira”, notou outra.

“Há tantos sítios de ramen que sabem ao mesmo. Este nota-se que é único”, concluiu outro convidado, que desafiado a atribuir um valor justo ao prato, o estabeleceu nos 80€.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT