Lisboa deixou para trás Paris, Londres, Florença, Barcelona, Copenhaga e Viena na mais recente edição dos World Culinary Awards. A capital portuguesa foi eleita pela primeira vez como Melhor Destino Culinário da Europa, na gala que teve lugar esta terça-feira, 1 de outubro, no Dubai.
A cozinha é, para muitos, um fator crucial na escolha de um destino turístico. Para os jurados, Lisboa destaca-se pela diversidade — dos pratos tradicionais aos espaços de fine dining e de cozinha internacional —, notou a organização dos World Culinary Awards durante a entrega do prémio.
“É um enorme orgulho ver a identidade e tradições de Lisboa premiadas pela primeira vez neste setor e ver como a inovação se conjuga com estas tradições gastronómicas. É o reconhecimento da qualidade da gastronomia pela qual Lisboa tão bem se distingue e um prémio que incentiva todos os profissionais que a mantêm viva”, disse o presidente da Câmara Municipal, Carlos Moedas, acerca da distinção.
Os World Culinary Awards, evento irmão dos World Travel Awards, celebram este ano a quinta edição e têm com objetivo promover a cultura culinária global e incentivar o turismo gastronómico. Os prémios destacam as melhores práticas e inovações no setor e abrangem várias categorias, incluindo restaurantes, chefs, hotéis e outros estabelecimentos relacionados com a culinária. Os vencedores são escolhidos através de votação pública e divulgados numa gala que este ano teve lugar no Dubai.