Gourmet e Vinhos

A Tia Cátia vai ensinar a fazer receitas com água da torneira

A conhecida chef é a primeira convidada da iniciativa "A Irresistível Água da Torneira à Mesa com…" criada pela EPAL
A água da torneira é um dos ingredientes obrigatórios.

A EPAL — Empresa Portuguesa de Águas Livres, criou um livro de receitas onde é usada água da torneira. A iniciativa “A Irresistível Água da Torneira à Mesa com…” estreia-se com a chef Cátia Goarmon, mais conhecida como Tia Cátia, que participou no programa “MasterChef Portugal” e, atualmente, no programa no “24Kitchen”.

Nesta primeira edição do livro, foram reunidas 24 receitas da autoria de Cátia Goarmon, que utiliza produtos sazonais. Há refeições ideais para momentos em família ou com amigos, sempre com a água a ser um dos ingredientes obrigatórios.

O livro pode ser consultado online e junta o conceito de reutilização da água na preparação de refeições.  Outra questão valorizada, é a de poder cozinhar sem causar desperdício de água nem de alimentos. É a partir dessa premissa, que o livro destaca a importância da água da torneira, que além de manter a mesma qualidade dos sabores dos alimentos, ainda consegue ser amiga do ambiente. 

Esta iniciativa, que também tem o apoio da SEMEAR, um projeto que apoia a integração e inclusão social e profissional de jovens e adultos com deficiência, que trabalham com agricultores e produtores locais e, forneceram alguns dos seus produtos hortícolas usados nas receitas.

Saiba como preparar uma das receitas.

Creme de ervilhas com ovo escalfado e presunto desidratado

Do que precisa

1 lt de água da torneira

8 fatias de presunto

2 cebolas laminadas

2 dentes de alho

1 courgette descascada e cortada em cubos pequenos

1 chuchu descascado e cortado em cubos pequenos

500 g de ervilhas congeladas

4 ovos inteiros

Coentros q.b.

Azeite q.b.

Sal q.b.

Como se faz

Comece por desidratar o presunto. Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal, coloque as fatias de presunto e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, por 10 minutos. Deixe arrefecer e reserve. Comece agora a preparar a sopa. Leve ao lume um tacho com azeite e refogue as cebolas e o alho. Junte a courgette, o chuchu e as ervilhas e tempere com sal. Tape e deixe cozinhar por 15 minutos, em lume brando.

Ferva a água da torneira e verta para o tacho, tape e deixe cozinhar por mais 20 minutos. Adicione os coentros e triture com a varinha mágica. Volte a colocar o tacho ao lume, deite 4 ovos inteiros e deixe cozinhar por 5 minutos, em lume brando, com o tacho tapado. Sirva o creme de ervilhas com os ovos escalfados e o presunto desidratado.

Este creme de ervilhas é uma das sugestões.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT