Gourmet e Vinhos

Esqueça a massa crua ou demasiado pastosa. Este é o truque para ficar al dente

Fábio Gomes, o ex-concorrente do “MasterChef" que é um sucesso nas redes sociais, revela à NiT o segredo para a pasta perfeita.
Perfeita.

Uma das várias consequências secundárias da pandemia foi o aumento explosivo de receitas de massa. Sobretudo daquelas que são partilhadas no TikTok. A versão com queijo feta e tomate assado, por exemplo, foi a verdadeira estrela dos meses em que estivemos fechados. Mas houve vários outros exemplos.

A verdade é que os ingredientes que se podem juntar às pastas são imensos e começam pelo que houver no frigorífico. Sobrou frango do jantar? Força. Há legumes feitos? Também ficam bem. Basta acrescentar um molho para tornar a receita ainda melhor.

A maior dificuldade é mesmo o ponto de cozedura. Se há quem diga que o segredo para ver se está no ponto ou não é atirar um fio de massa contra uma parede e ver se ficou colado, para outros, o estado perfeito é atingido muito antes desse momento. Fábio Gomes, o ex-concorrente do “MasterChef” que se tornou viral nas redes sociais ao partilhar as suas receitas, revelou-nos o seu truque para “preparar um esparguete al dente”.

O processo começa por colocar água a ferver numa panela. Quando estiver em ebulição (100°) , adicione sal generoso e o esparguete inteiro. A chave para o sucesso será mesmo provar.

“O esparguete coze em media entre seis a sete minutos”, diz à NiT. “É importante, portanto, começar a provar a massa um ou dois minutos antes”.

E acrescenta: “Quando se morde um pedaço da massa al dente, deve ver-se um pequeno ponto branco no centro”. Será esta a indicação de que a massa está quase cozida. Caso a textura fique mole e desagradável, não há dúvidas: deixou mesmo cozinhar demais.

Uma vez perfeita — “quando a massa estiver macia e mastigável, mas não mais crocante” —, escorra a massa. Se o objetivo for preparar um prato com molho, não deve cozinhá-la por mais de quatro minutos. Depois, adicione a massa ao molho e termine de cozer por mais três minutos. Ainda assim, Fábio lembra, igualmente, a importância de “usar uma massa de qualidade, escorrê-la para que não continue a cozer, e por último voltar a provar.

Se quiser experimentar alguns acompanhamentos, carregue na galeria e conheça nove opções, desde arroz falso a puré de cenoura.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT