Gourmet e Vinhos

Esqueça as fritas: na nova receita viral do TikTok as batatas são esmagadas

Além de simples de preparar, a iguaria tem a vantagem de ser vegan e mais saudável que a tradicional, já que é feita no forno.
Fotografia: Site PlantYou.

Seja o que for que procure, é provável que encontre no TikTok. Desde pequenos truques para resolver problemas do dia a dia a tendências de bem-estar, nesta rede social há de tudo e para todos os gostos, pelo que não surpreende que tenha cada vez mais adeptos.

Entre os conteúdos estrela da plataforma, estão as receitas, que, pela forma simples e prática em que são apresentadas, se tornam rapidamente virais. Por estes dias, há uma em particular que está a fazer sucesso, sobretudo para os que não resistem a batatas, aquele alimento barato e popular, que ajuda a eliminar o açúcar do sangue e tanto pode fritar, como cozer ou assar.

Entre os vários utilizadores que partilharam a sua versão através da hashtag #smashedpotatoes, depara-se com Carleigh Bodrug, autora do blogue “PlantYou”. O projeto, fundado em 2015, tem como objetivo ajudar as pessoas a integrar mais plantas na sua dieta.

Além de publicar a sua sugestão no TikTok, Bodrug também o fez no seu site, no qual explicou que o segredo para “um bom prato de batata é mantê-lo simples”. Acrescentou: “É por isso que esta receita de batatas estaladiças é muito apreciada na nossa casa. Combina, perfeitamente, a textura fofa do puré de batata com o exterior estaladiço”. A iguaria tem ainda a vantagem de ser vegan e mais saudável que a tradicional, uma vez que vai ao forno em vez de ir à frigideira.

@plantyou

smashed potatoes are elite #potatoes #recipe #smashedpotatoes #food #healthyrecipe

♬ Made You Look – Meghan Trainor

Do que precisa

— Batatas

— Sal, pimenta, alho em pó e azeite q.b

Como se faz

Coloque água salgada a ferver e coza as batas em lume brando por 30 minutos. Estas devem ficar macias e tenras, de modo a serem fáceis de quebrar com um garfo. Enquanto o tubérculo está a cozinhar, prepara a assadeira e pré-aqueça o forno a 200 graus.

Uma vez cozidas, escorra o líquido das batatas e transfira-as para a assadeira, que deve estar forrada com papel vegetal. Certifique-se de que estão bem espaçadas e corte-as, superficialmente, em quatro, antes de usar a base de um copo para as esmagar. Tempere com sal, pimenta e alho em pó. Se preferir, pode salpicar as batatas com azeite de oliva para esse tempero extra.

Asse entre 30 a 40 minutos, até as batatas ficarem crocantes por fora e fofas por dentro. Em seguida, prove e, se considerar necessário, adicione sal. Entretanto, faça o molho de que mais gosta para acompanhar.

Carregue na galeria e conheça outras receitas práticas que têm a batata como protagonista.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT