Gourmet e Vinhos

Esqueça os doces fit. Este fondant de caramelo é a bomba de que a sua vida precisa

Se tirar da equação o tempo de cozedura, prepara-se literalmente em dez minutos. E devora-se em dois.

Aqui não há pequenos truques secretos que cortam no açúcar. Não há rótulos de low carb, gluten free ou sequer superalimentos. Esta é uma receita que tem um único objetivo: besuntar-nos a boca e os dedos de prazer. E para o fazer, não pode haver limites.

Posto isto, é difícil encontrar uma sobremesa tão unânime quanto o fondant, habitualmente de chocolate, aqui revisitado com um sabor igualmente bom, mas diferente. Tudo aqui é simples: a preparação só pede que junte ingredientes na ordem certa.

O segredo está no passo final que é, também o mais difícil de acertar. Fica o aviso: pode nem sempre sair bem à primeira, mas essa é sempre mais uma (boa) desculpa para voltar a fazer (e comer) mais uma travessa de fondants.

Do que precisa:

— 1 lata de leite condensado;
— 40 gramas de farinha;
— 1 ovo;
— 3 gemas de ovo;
— 100 gramas de manteiga;
— uma pitada de sal.

Como preparar:

Numa taça, coloque o leite condensado, junte o ovo e a farinha peneirada. Bata até combinar tudo numa mistura homogénea. Assim que estiver pronto, junte as gemas e a manteiga ligeiramente derretida. Volte a combinar.

Pode usar um tabuleiro de queques ou ramequins individuais. Com um pouco de manteiga, unte cada uma das formas com a mão e leve ao congelador por cinco minutos para que ela solidifique. Assim que solidificar, retire e polvilhe um pouco de farinha — esta combinação vai garantir que não terá problemas no momento de desenformar.

Deite a mistura em cada uma das formas sem as encher completamente. Coloque o tabuleiro ou os ramequins no congelador durante pelo menos uma hora. Quando quiser servir, pré-aqueça o forno a 200ºC. Assim que estiver na temperatura certa, tire as formas do congelador e coloque-as diretamente no forno durante 15 minutos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT