Gourmet e Vinhos

Está a chegar o primeiro Porto Tawny com 80 anos. Cada garrafa custa 2 mil euros

O novo lançamento da Graham’s é uma edição limitada a 600 unidades. É uma referência para colecionadores.

Não há tawny mais velho do que este. Descrito como “um vinho raro, elegante e histórico”, a nova garrafa lançada aproveita a criação da nova categoria 80 Anos pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), anunciada no início deste ano, para lançar, pela primeira vez, um Porto deste estilo e com esta idade. É uma verdadeira “peça de colecionador”.

Criada para assinalar igualmente os 200 anos da casa, esta é uma edição limitada a 600 garrafas, com cada unidade a custar cerca de dois mil euros. Desenvolvido por Charles Symington em homenagem ao pai, Peter Symington, esta referência presta homenagem a uma das famílias mais importantes no setor do Vinho do Porto. “O meu pai nasceu em plena Segunda Guerra Mundial e a sua infância foi moldada pela recuperação pós-guerra”, afirma. “Vários dos vinhos que compõem este lote especial datam desses anos difíceis.”

A proposta destaca-se pela “cor âmbar profunda”, assim como pela “textura cremosa”. Conta também com “notas de caramelo, marmelo, tangerina, praliné, baunilha” e um “toque subtil de caramelo torrado”, terminando com “notas de tabaco e chá preto”.

A embalagem.

Com este lançamento, que surge numa caixa desenhada com inspiração nas árvores centenárias do Vale do Douro, o Graham’s 80 Year Old Tawny junta-se à coleção de Tawnies Envelhecidos da marca, com os já reconhecidos vinhos de 40 e 50 anos.

As caves da Graham’s foram inicialmente construídas em 1890 e são propriedade da Symington Family Estates. Nos últimos anos, a marca tem apostado numa nova abordagem com relançamentos de edições limitadas de Portos Vintage, preparados para envelhecimento prolongado.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT