Gourmet e Vinhos

Está encontrado o melhor bolo-rei de Portugal

O concurso anual da Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP) encontrou a estrela do ano na capital.
É um bolo típico.

Há onze anos que, anualmente, a Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP) escolhe o melhor bolo-rei. E na 11.ª edição, que decorreu a 23 de novembro em Coimbra, foi escolhido um novo vencedor entre 250 participantes.

A Pastelaria Aloma, em Lisboa, foi a vencedora da competição “O Melhor Bolo-Rei de Portugal”. Um prémio que se vem juntar ao diploma do Melhor Pastel de Nata do País, título conquistado em setembro — recorde a entrevista da NiT com os responsáveis. 

O evento reuniu mais de 250 bolos e cerca de 80 empresas, que competiram em duas semifinais realizadas em Lisboa e no Porto. Na grande final, os melhores talentos da pastelaria nacional disputaram as medalhas de 2024 e Lisboa destacou-se ao garantir o lugar mais alto do pódio na categoria de Bolo-Rei.

Além de Lisboa, outras regiões também marcaram presença entre os vencedores. Em Odivelas, a Pastelaria Doce Pecado arrecadou a Medalha de Ouro na categoria de Bolo Rainha. Já a melhor Trança de Natal foi atribuída à Confeitaria A Lenda, na Benedita, Alcobaça. A Vila de Tentúgal, em Montemor-o-Velho, destacou-se duplamente, com a Pastelaria André a conquistar o ouro nas categorias de Bolo-Rei Escangalhado e Inovação de Natal.

O concurso distinguiu não só os vencedores, mas também os segundos e terceiros classificados em cada categoria. Na categoria de Bolo-Rei, a Medalha de Prata foi atribuída à Pastelaria Juvenal da Rotunda, de Valpaços, enquanto a Confeitaria Rainha 5, de S. João da Madeira, conquistou a Medalha de Bronze. Na categoria de Bolo Rainha, o segundo lugar foi para o Moinho Velho, em Coimbra, e o terceiro para a Flor da Gafanha, da Gafanha da Nazaré.

Na categoria de Bolo-Rei Escangalhado, a prata foi para o Moinho Novo, em Tentúgal, e o bronze para o Pão Quente, de Leiria. Já na categoria de Trança de Natal, o Espaço das Natas, em Guimarães, ficou em segundo lugar, e o Moinho Novo, também de Tentúgal, em terceiro. Por fim, na categoria de Inovação, a Medalha de Prata foi conquistada pela Pastelaria Indiana, em Vila Verde, enquanto a Padaria Dionísio, de Pombal, levou a Medalha de Bronze.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT