gourmet e vinhos

Esta festa da cerveja dura três dias e tem vista para o Douro

O WOW, em Vila Nova de Gaia, vai ser a capital da cerveja a norte do País. A entrada é livre.
Cerveja, petiscos, vista e música.

O WOW o mais recente quarteirão cultural em Vila Nova de Gaia com vários conceitos ligados ao vinho — World of Wine é o que significa a sigla. Ainda assim, durante três dias é a cerveja que será a protagonista no espaço com um festival dedicado à bebida, e com vista para o Douro, claro.

O Craft, assim se chama o evento, acontece de 15 a 17 de outubro e tem o objetivo de promover a cerveja artesanal. São vários os cervejeiros nacionais, de norte a sul, que vão marcar presença no evento. O objetivo passa por provar, claro, mas também conhecer melhor todo o processo de produção e até entender que o fabrico tem algumas semelhanças com o vinho.

Claro que tudo será acompanhado com alguns petiscos e haverá ainda música durante os três dias de festa. A entrada é livre, mas para provar as várias cerejas tem de ter o copo oficial do evento, que custa 2€. Pode depois ser usado durante todo o Craft.

No WOW são vários os museus onde pode conhecer mais sobre a história do vinho, e não só. O mais recente a ser inaugurado, este verão, foi o Pink Palace, dedicado o rosé. Os visitantes podem ficar a perceber que os rosés são feitos com com uvas de várias regiões e tipos de clima e que são usadas várias técnicas de vinificação para ser produzido. Existem salas dedicadas a Portugal, mas também a outros países e cenários, como é o caso de Provence.

Existem vários cenários para descobrir ao longo das 11 salas, muitas delas super instagramáveis. O objetivo é perceber a história deste tipo de vinho, mas também a cultura associada.

Há copos do Quinta do Vale do Bragão Rosé, AIX Gran Vin de Provence Rosé, Mateus Rosé, Vértice Rosé Bruto e ainda do Croft Pink Rosé Port. Pode comprar um bilhete apenas para este museu ou para todos os que fazem parte do WOW. As reservas são feitas online.

Carregue na galeria para conhecer alguns vinhos brancos portugueses que não custam mais do que 4€.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT