Gourmet e Vinhos

Estado quer multar empresas que usaram a bandeira nacional para promover álcool

A decisão baseia-se na análise de 232 anúncios a cervejas e outras bebidas, divulgados em sites e nas redes sociais.
As campanhas foram feitas durante o Euro.

Três empresas poderão ser multadas pela Direção-Geral do Consumidor após terem usado a bandeira de Portugal durante campanhas de marketing cujo objetivo era vender bebidas alcoólicas. A ação de fiscalização decorreu entre 8 e 15 de julho, ou seja, durante a final do Euro 2024.

Durante o período em causa, firam analisados 232 anúncios a cervejas e outras bebidas de 20 operadores económicos que foram divulgadas em 53 sites e nas redes sociais. “Foram detetadas, unicamente nas redes sociais, mensagens publicitárias que apresentam indícios de infração ao Código da Publicidade, mais precisamente por associação da bandeira nacional a bebidas alcoólicas”, explica o organismo, aqui citado pelo “Público”.

As empresas podem ser multadas porque, segundo a legislação em vigor, é “proibido associar a publicidade de bebidas alcoólicas aos símbolos nacionais”. Estas campanhas também são proibidas nos canais de televisão e estações de rádio entre as 7 horas e as 22h30. Agora, as companhias poderão pagar multas entre os 2.500€ e os 25 mil euros.

Como não existem restrições aos horários destas mensagens nas redes sociais e sites, a Direção-Geral do Consumidor afirma que “não é possível evitar que a publicidade seja apresentada de forma indiscriminada a menores, especialmente nas redes sociais”.

A Direção-Geral do Consumidor não revelou quais foram as empresas que cometeram as infrações. Contudo, esta não é a primeira vez que tal acontece. Em 2023, foram instaurados dois processos de contra-ordenação, mas os casos ainda se encontram por concluir.

.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT