Gourmet e Vinhos

O arroz cremoso de peixe que se faz num instante — e vai impressionar os convidados

A receita criada pela mãe da influencer Helena Coelho combina ingredientes comuns e faz-se na Bimby.
Uma opção para comer mais peixe.

É um facto: nenhum povo na Europa come tanto peixe quanto os portugueses. A nível mundial, Portugal ocupa a terceira posição no ranking. E com toda esta tradição de país à beira-mar, é natural que abundem as receitas.

Se o peixe grelhado na brasa é, para muitos, a forma ideal de o confecionar e consumir, outros preferem vê-lo lado a lado com outro produto tão querido dos portugueses: o arroz. É precisamente essa a receita que trazemos hoje.

A junção de ingredientes é da autoria de Lurdes Gonçalves, mãe da criadora de conteúdos Helena Coelho, que dá a conhecer inúmeras refeições simples e saborosas nas redes sociais. Este é o maior segredo para o sucesso nesta refeição completa em apenas 17 minutos — se tem o robô inteligente na sua cozinha, prepare o aparelho, poupe tempo, agarre no caderno e tome nota dos ingredientes.

Do que precisa

— 30 gramas de azeite
— 1 cebola
— 2 dentes de alho
— 1 cenoura cortada às rodelas
— 2 tomates pequenos
— 200 gramas de arroz
— 800 gramas de água quente
— 200 gramas de camarão
— 3 postas de peixe (pescada)

Como se faz

Comece por ligar a máquina e meta no copo o azeite, a cebola aos quartos, o alho e a cenoura e deixe picar durante cinco segundos na velocidade cinco. Insira a peça conhecida por borboleta e junte os tomates cortados, o arroz, o sal, a água quente e temperos — orégãos, pimenta-preta e colorau aromatizado com folhas de louro.

Na varoma, coloque o peixe, o camarão e deixe cozinhar durante 17 minutos na temperatura varoma com a velocidade colher e colher inversa ativa. Nesta fase não utilize papel vegetal para que o sabor da cozedura possa entrar no arroz.

Quando pronto, corte a pescada em bocados, retire as espinhas e adicione-a com o camarão ao arroz. Finalize com coentros e sirva. 

A NiT reuniu outras opções rápidas e fáceis de preparar. Carregue na galeria para as conhecer.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT