Novembro é o mês da castanha, um fruto que se destaca pelo baixo teor de gordura e água. Consumida assada, cozida ou crua, tem imensos benefícios: é rica em fibras, e uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, vitamina C e minerais como magnésio e potássio, essenciais para o funcionamento adequado do organismo.
A tradição de comer castanhas a 11 de novembro, Dia de São Martinho, mantém-se viva. Embora o costume antigo de fazer fogueiras onde eram assadas esteja a desvanecer, as cidades enchem-se de vendedores nesta época do ano — a NiT preparou uma lista de locais na Baixa de Lisboa onde os pode encontrar.
Dada a sua versatilidade, as castanhas são frequentemente utilizadas em receitas clássicas, como assados de carne, por exemplo. Quem prefere sabores mais suaves, pode optar por purés ou bolos, onde o seu sabor fica mais subtil. O bolo húmido de castanha e chocolate criado pela jornalista Clara de Sousa é uma boa opção.
Esta receita, com reduzido teor de açúcar e isenta de farinha, é ideal para quem tem intolerância ao glúten. O resultado é uma textura única, entre um brownie e um cheesecake, segundo a pivot da SIC, que também faz parte do universo NiT desde março.
Com a aproximação do Natal, este bolo também pode ser uma das sobremesas festivas, uma vez que é adequada a todos os convidados.
Do que precisa
Creme doce de castanha
— 200 mililitros de leite
— 200 gramas de castanhas
— 1 colher de sobremesa de extrato de baunilha
— 50 gramas de açúcar
— pitada de sal
Bolo
— 100 gramas de açúcar
— 4 ovos
— 50 gramas de manteiga sem sal
— 50 gramas de chocolate negro
Como se faz
Se usar castanhas frescas, coza-as durante oito minutos, apenas o tempo de conseguir retirar a casca. Caso opte pelas congeladas, avance logo para o segundo passo: cozinhá-las em leite, com uma pitada de açúcar, durante 20 minutos.
Em seguida, triture as castanhas cozidas num processador de alimentos, com o sal e o extrato de baunilha, até obter uma pasta cremosa. Adicione leite gradualmente para alcançar a consistência desejada.
Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria, misture bem e deixe arrefecer completamente até atingir a temperatura ambiente. Depois, incorpore as gemas e o creme doce de castanhas.
À parte, bata as claras em castelo firme com uma pitada de sal, adicionando o açúcar gradualmente. Misture delicadamente as claras em castelo ao chocolate derretido.
Verta a massa numa forma de 24 centímetros de diâmetro, forrada com papel vegetal e untada. Leve ao forno durante 30 minutos e, no final, polvilhe com açúcar em pó antes de servir.
Carregue na galeria para tomar nota de mais 13 receitas saudáveis e fáceis de preparar.