“Gosto” e “não gosto”. Para muitos, esta é a única escala usada no momento de avaliar um vinho. Mas será suficiente? Quando se fala de castas, de métodos, de tintos e brancos mas também de rosés, laranjas ou claretes, abre-se todo um mundo de novos conhecimentos — e de novas formas de apreciar a bebida.
Nem sempre é fácil descobrir o significado dos termos e depois ir à procura dos misteriosos aromas no copo. Para retificar tudo isto, o Pingo Doce acaba de lançar um curso online que procura ensinar muitas destas coisas em apenas duas horas.
O curso será lecionado pelo enólogo Frederico Vilar Gomes e está dividido em quatro módulos: provar, servir, harmonizar e produzir. Temas que serão abordados ao longo de 14 sessões, onde “serão desvendados também os mitos sobre cada área”.
Durante o primeiro módulo, os participantes poderão aprender três formas de avaliar um vinho, ou seja, através da visão, do olfato e do paladar. No segundo ensina como se deve abrir uma garrafa e depois conservar a bebida.
Nas sessões posteriores, o enólogo dará dicas sobre como harmonizar cada tipo de vinho e, no final, irá explorar os métodos de produção, dos segredos das vinhas à influência do terroir.
Para participar tem apenas de inscrever-se, gratuitamente, através da app do Pingo Doce. Todos os que entrarem no clube serão recebidos com uma garrafa de vinho até 10€ e um benefício mensal de dez por cento na compra seis garrafas ou mais.