Gourmet e Vinhos

Este é o primeiro gin do mundo estagiado em barricas de baga

O Adamus Signature Edition 2023 destaca-se pelo aroma, numa homenagem à região vinícola portuguesa da Bairrada.
Um aroma que não vai encontrar noutro gin.

A história por trás de Adamus é tão longa que se perde no tempo. A produção de vinho começou há mais de 100 anos e foi passando entre gerações. Os antepassados de Pedro Carvalho produziam uva e vinho na Bairrada que depois forneciam às grandes adegas cooperativas da região, bem como operadores, caves e exportadores. Nesse período, mais concretamente nos anos 20, iniciaram-se na destilação de bagaço de uva.

Mas a grande produção traz também subprodutos que têm de ser escoados. E foi assim que, na década de 80, a Destilaria Levira começou a tomar forma pelas mãos dos avós de Pedro.

“Rapidamente se percebeu que havia ali uma oportunidade de negócio, que permitia comprar os subprodutos de outros produtores da região, e assim se transformou essa solução interna num negócio. O sucesso foi tal que, por uma questão de foco, acabou por se terminar a produção de uva e vinho, canalizando todas as energias para a compra de subprodutos a adegas e caves da região e todo o País”, conta Pedro, o atual CEO da destilaria e da marca Adamus, que veio mais tarde a co-criar.

Martinho Simões da Silva, Manuel Simões Silva “Serrado” (Aldeia do Grou) e Manuel Pereira do Santos (Aldeia Levira), bisavô e avôs de Pedro, respetivamente, e líderes de famílias empreendedoras da região, foram os precursores desta história que, em 2015, viu nascer, pelas mãos de Pedro Carvalho, Carlos Santos e Sara Baía a marca Adamus — um gin, que já era uma bebida de grande sucesso entre os consumidores.

Com o sucesso do Adamus Organic Dry Gin e do Adamus Signature Edition 2021, a marca sentiu que podia explorar outras vertentes. Por isso, e para terminar 2023 da melhor forma, decidiu lançar uma nova edição que é também uma homenagem à região onde a insígnia nasceu.

O Adamus Signature Edition 2023 é o primeiro gin do mundo estagiado em barricas de Baga — a casta típica da região da Bairrada, altamente apreciada pelos conhecedores de vinho.

“É uma edição exclusiva de colecionador para fãs da marca e uma concepção única e pioneira, feita num pequeno lote a que demos o nome de Nyssa”, enfatiza Pedro Carvalho, natural de Anadia. “É um tributo à nossa herança, à história de quatro gerações de destiladores e uma celebração de excelência”.

As antigas barricas de carvalho nacional e francês, que abrigaram vinhos da casta Baga da Bairrada por mais de 20 anos, emprestam agora as suas propriedades únicas a este gin. O resultado é uma bebida bem estruturada, equilibrada, com características balsâmicas e especiadas que acentuam a sua complexidade, oferecendo uma “experiência sensorial verdadeiramente sublime”.

Esta edição limitada pode ser comprada no site da marca por 79€, mas também já é possível encontrá-la em bares, cafés e restaurantes por todo o País. E não tem de ser apenas numa vertente gin tónico — a marca sugere explorar esta novidade também em variados cocktails.

A Adamus já tinha lançado a edição especial Signature 2021, mas agora há mais uma sugestão na adega da marca. “Se o Signature 2021 reforça o perfil floral, com a flor de sabugueiro, o 2023 foca-se em engrandecer o perfil especiado, que felizmente acabou por potenciar alguma fruta e citrino confitado”, explica o Master Distiller da marca, Rui Cruz.

Se ainda não conhece a Adamus, distribuída nacionalmente pela Garcias, facilmente irá reconhecê-la numa prateleira ou fotografia. Além da garrafa retangular, a rolha é de cortiça, para mostrar também a ligação ao setor vinícola. Mas atenção: não é uma rolha qualquer — é uma rolha de tamanho considerável, quadrada, e esculpida para lhe dar um design semelhante a um diamante. Aliás, é precisamente assim que a Adamus se refere aos seus cinco produtos (os gins e as aguardentes), como diamantes.

Entre o vidro e a cortiça, a embalagem é 100 por cento reciclável para ter outra vida. É que as garrafas Adamus podem transformar-se num ótimo objeto decorativo, usado como jarra ou base de um candeeiro, por exemplo.

O novo membro da família Adamus.

Áudio deste artigo

Este artigo foi escrito em parceria com a Adamus.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT