Do conforto do queijo nacional, à elegância de um roquefort ou brie, à tentação de uma massa cheia de parmigiano. É fácil perceber porque é que a Europa é o maior produtor e consumidor de queijo do mundo. Em Portugal, está presente no pequeno-almoço, nos petiscos, nos snacks, nas receitas e até sobremesa — é encontrar uma casa onde não haja pelo menos um tipo de queijo. Só em 2022, por exemplo, cada português consumiu cerca de 14,6 quilos de queijo, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatísticas.
E melhor do que ter muitos queijos, só mesmo escolher um exemplar que possa ser servido em vários momentos, com cortes igualmente versáteis. Se ainda não o encontrou, saiba que a melhor novidade do ano chegou às lojas neste mês de novembro: o Castelões Corte Real.
A marca nasceu em 1989 e desde aí que tem lançado novidades para os consumidores, como o queijo em fatias, curado e com menos 30 por cento de gordura. Agora, com este novo formato, a marca acredita que “vai cortar a rotina” e será adotado para todas as ocasiões. Chega-nos num bloco, quase um cubo, e pode ser cortado de diferentes formas, consoante o objetivo. Por exemplo, se chegar a casa e lhe apetecer um snack, pode cortar deste bloco uma fatia fina para servir no pão ou fazer uns cubos para acompanhar a fruta. Esta sugestão também é perfeita para as marmitas dos miúdos.
Por outro lado, se quiser fazer uma refeição rápida, o queijo é sempre um daqueles ingredientes que pode incluir numa salada, para lhe dar mais algum aporte de proteína. Com o Castelões Corte Real, só precisa de cortar uns cubos e juntar a uma mistura de folhas, tomate, salmão fumado ou atum, talvez uma fruta e umas sementes e já está. Vai ter uma refeição saudável e saborosa em apenas uns minutos.
No caso dos pratos mais consistentes, pode ralar o queijo para o misturar num cremoso risoto ou como topping de uma massa. Mas entre todas as possibilidades, é mesmo a tábua de queijos que tem maior potencial: só com um produto, pode ter diferentes cortes para variadas combinações: dos cubos de queijo com uvas, a triângulos finos para colocar entre uma tosta e doce de abóbora ou até palitos para “molhar” num húmus. As opções são infinitas — e todas podem surpreender os convidados.
“Quisemos promover numa prática embalagem uma tipologia nova de queijo, com uma nova receita que permita cortar de qualquer forma. O resultado é um produto capaz de responder a todos os momentos de consumo. O formato do Corte Real também torna mais fácil cortar o queijo comparativamente com outros formatos. Este chega, inclusivamente, sem casca. Tudo para facilitar o dia a dia do consumidor”, adianta Pedro Cunha, gestor de marca.
Mas se o formato muda, a receita mantém-se portuguesa: “Trata-se de um queijo curado, com uma nova receita do queijo Castelões, que promete um sabor próprio com notas amendoadas e uma textura firme”.