Gourmet e Vinhos

Este fim de semana há bombons, licores e pastéis de cereja para provar no Fundão

A festa decorre de 7 a 10 de junho em Alcangosta. Há animação de rua, concertos e tascas com muito por explorar.
Um fruto fácil de comer e benéfico para a saúde.

A cereja é, sem dúvida, o verdadeiro símbolo do Fundão. Todos os anos, as festas em sua honra regressam, celebrando este fruto delicioso conhecido pelos seus benefícios para a saúde, como retardar o envelhecimento e prevenir doenças inflamatórias.

Este ano, a edição da Festa da Cereja decorrerá de 7 a 10 de junho na freguesia de Alcongosta, em Castelo Branco. Terá a oportunidade de conhecer e provar uma variedade de propostas feitas à base deste ingrediente, como licores, pastéis, bombons ou gelados.

Além dos produtos locais, artesanato e das típicas tasquinhas, o programa inclui ainda passeios de balão, animações de rua e concertos. Se procura algo mais ativo, poderá participar no passeio pedestre “Na Rota da Cereja” ou nos ateliers Petits Chefs e live-cooking.

Até 30 de junho, não deixe de experimentar as especialidades com cereja nos 20 estabelecimentos locais que participam no festival “Fundão, Aqui Come-se Bem — Sabores da Cereja”.

Este ano, os agricultores da região esperam uma diminuição de aproximadamente 70 por cento na colheita, quando comparada a anos regulares. As condições meteorológicas, como o granizo e temperaturas extremamente baixas, afetaram o desenvolvimento do fruto, resultando em árvores com poucos frutos.

A NiT reuniu uma seleção de receitas onde pode incluir este fruto vermelho. Só precisa de anotar os ingredientes e seguir até à cozinha. Carregue na galeria para as conhecer.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT