Já deve ter perdido a conta às garrafas de vinho que bebeu, moderadamente, claro, nas últimas semanas. A próxima que abrir pode não servir num copo. Em vez disso, sugerimos que prepare uma receita. Nada de guisados ou assados no forno. A sugestão é mesmo uma sobremesa, um aromático gelado de vinho tinto.
Tudo começa como se estivesse a preparar vinho quente. É levar o vinho ao lume com canela e deixar reduzir ligeiramente. Na receita do blogue “Nossa História de Todos Nós”, apenas é acrescentada esta especiaria, mas pode juntar outras a gosto para tornar a sobremesa com ainda mais aromas. Cravinho e estrela de anis são algumas das que sugerimos.
A restante base é feita como se de um gelado tradicional se tratasse, com ovos, açúcar, natas e leite. Claro que convém que seja um vinho razoável, já que o sabor será bastante evidenciado na sobremesa. No final deste artigo damos-lhe algumas boas referências que pode usar.
O gelado tem de ir ao congelador por algumas horas antes de estar pronto a comer. Na altura de servir pode até juntar um pouco de um licor ou vinho do Porto para tornar a sobremesa ainda melhor.
Do que precisa
– uma garrafa de vinho tinto
– 250 ml de leite
– 300 ml de natas
– quatro gemas
– 150 gramas de açúcar
Como se faz
Comece por levar o vinho ao lume numa caçarola com a canela até reduzir o volume. Retire a canela e reserve. Aqueça o leite com as natas até ficar com um creme. Bata as gemas com o açúcar. Misture os ovos com o leite e leve mais uma vez ao lume para engrossar, mas sem ferver. Depois de frio, adicione o preparado do vinho. Leve ao congelador por umas três horas. Depois está pronto a servir em cones, copos, taças, com fruta, chocolate ou com um toque de licor.
Carregue na galeria para conhecer alguns bons vinhos nacionais até 10€.