É, para muitos, a entrada perfeita para aqueles jantares que juntam dezenas de amigos e requerem muitas horas passadas na cozinha. Porquê? Por vários motivos.
Primeiro, é fácil de fazer e prepara-se em poucos minutos. Segundo, é um aperitivo fresco, fácil de comer e perfeito para emparelhar com outro petisco que se pode muito bem comprar já feito, os nachos.
As chips de milho são o transporte perfeito para este creme de abacate que toca em todos os pontos, salgado, doce, picante, ácido. Quando tudo está bem equilibrado, é impossível não ser alvo de elogios.
E pede, claro, muita cerveja ou um vinho fresco. Ideal para as almoçaradas e jantaradas que se avizinham com o regresso do verão e dos dias quentes. Tome nota.
Do que precisa
– 2 abacates
– meia cebola roxa pequena
– 1 mão de coentros
– 1 lima
– 1 tomate chucha maduro
– azeite
– (opcional) malagueta fresca
– açúcar amarelo
– sal
Como se faz
Descasque os abacates, retire o caroço e coloque-os num copo. Com uma varinha mágica, triture-os até obter um creme suave. Acrescente as pontas dos talos dos coentros, uma pitada de sal grosso, uma colher de café chá de açúcar amarelo, a raspa da lima e o sumo da lima. Volte a triturar e acerte o tempero até ficar satisfeito.
À parte, corte em pequenas tiras finas a cebola roxa. Corte, de seguida, o tomate em cubos.
Coloque a mistura do copo numa taça e combine com a cebola e o tomate. Para finalizar, pique as folhas dos coentros e combine com o guacamole. Termine com um pequeno fio de azeite.