Gourmet e Vinhos

Este nogado sustentável foi a coisa mais original que comemos no Chefs on Fire

A sobremesa inesperada foi criada pelo chef Márcio Baltazar e servida no stand da Škoda durante todo o evento. Uma perdição.
Simples mas cheio de sabores naturais.

Da comida aos carros, a sustentabilidade é um pilar cada vez mais presente em todas as áreas. E quem já conhece o Chefs on Fire sabe que nesta super festa da gastronomia as doses são pensadas para um número específico de clientes. Ou seja, quando acaba o produto para uma receita, já não é possível pedir mais. O objetivo desta estratégia é evitar comprar grandes quantidades de ingredientes que poderiam ser desperdiçados no final do evento. 

E é nesta linha de sustentabilidade que surgiu também uma sobremesa maravilhosa — e inesperada — criada por Márcio Baltazar. A receita foi servida precisamente na última edição do Chefs on Fire, que aconteceu na FIARTIL, no Estoril, de 20 a 22 de setembro. O chef pasteleiro do restaurante Oceans, localizado em Porches, no Algarve, e detentor de duas estrelas Michelin, foi convidado pela Škoda para criar algo que se alinhasse com os valores da marca.

“Fiquei super orgulhoso com o desafio e também com o resultado. Tentei criar um produto que fosse completamente o oposto da industria automóvel mas que tivesse uma ligação e mostrasse que é possível trabalhar com dois pontos opostos”, conta o chef de 38 anos.

A partir da campanha do novo plug-in hybrid Škoda Kodiaq, que conta com a presença de abelhas, a mestria da cozinha desenrolou-se num resultado onde o mel sustentável esteve sempre em destaque.

“Estou a servir uma versão minha do nogado com produtos do País inteiro, desde Boticas à Lourinhã, Montemor-o-Novo e Silves”, acrescenta Márcio Baltazar.

Além da sustentabilidade, a inovação e autenticidade foram dois valores que levaram a marca de automóveis a associar-se, pela primeira vez, a este conceituado festival de comida.

“Criámos uma ligação emocional com o nosso público de forma a associar o carro com estes valores”, explica Luís Mateus, diretor-geral da Škoda em Portugal.

Neste stand, onde o mel e as colmeias inspiraram o design de vários detalhes, foi também possível conhecer o novo modelo da marca chéquia. O Škoda Kodiaq junta um motor a combustão com capacidade para realizar 130 quilómetros de autonomia totalmente elétrica. Mas a vertente mais amiga do ambiente estende-se também aos materiais, com o interior todo construído e repleto de opções renováveis. E é nesta direção que a marca pretende continuar a caminhar.

“Estamos focados nos novos carros elétricos, mas sabemos que o mercado tem o seu tempo. Nesse sentido continuamos a lançar carros a combustão e plug-in hybrid. O nosso compromisso é contribuir para uma mobilidade mais sustentável. Achamos que existe um tempo para essa mobilidade ser uma realidade para todos e posicionamos a marca gradualmente naquilo que acreditamos que é o futuro, a eletrificação“, acrescenta Luís Mateus.

Carregue na galeria para ver a ativação da marca durante a última edição do festival Chefs on Fire.

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Este artigo foi escrito em parceria com a Škoda.

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