Subscreva a nossa newsletter para receber as melhores sugestões de lifestyle todos os dias.

Gourmet e Vinhos

Este resort de luxo no Algarve tem um dos melhores e mais caros conhaques do mundo

O Vila Vita Parc Resort & Spa, em Porches, comprou um decanter raríssimo e único em Portugal. É uma verdadeira experiência de vida.
O hotel fica em Porches.

É um dos resorts de luxo mais imponentes do País e já foi considerado, por várias revistas internacionais, entidades e associações, como um dos melhores do mundo. Melhor: o “The Telegraph” atribuiu-lhe uma classificação de nove estrelas em 10; o TripAdvisor colocou-o em 19.º lugar entre os 25 melhores hotéis de luxo da Europa; e a Condé Nast Traveler também já o considerou como terceiro melhor Destination Spa Resort no mundo.

Com cinco estrelas, o Vila Vita Parc Resort & Spa fica na zona de Porches, em Armação de Pêra, no topo de uma falésia com vista para o Oceano Atlântico e a um minuto a pé da praia. É lá que encontra uma grande diversidade gastronómica (com o restaurante Ocean, de duas estrelas Michelin), o Oasis Bar, o único no País com distinção Habanos Terrace, o Spa by Sisley Paris, amplos jardins e uma hospitalidade genuína portuguesa pela qual o casal de atores Penélope Cruz e Javier Bardem se apaixonaram em 2018 — e ao qual voltou para umas férias este ano, em tempo de pandemia.

Como se já não houvessem razões suficientes para conhecer um dos melhores resorts de luxo do Algarve, saiba que a partir de agora é lá que vai poder provar um dos mais caros conhaques do mundo. O hotel adquiriu recentemente um decanter de três litros raro (são criados apenas cem decanters por produção), exclusivo e único em Portugal do conhaque LOUIS XIII Jeroboam, da marca francesa LOUIS XIII, da Casa Rémy Martin. Cada dose servida aos clientes pode chegar aos 900€.

Este é um conhaque com envelhecimento até cem anos que garante uma experiência transcendente e luxuosa. Com fragrâncias de bouquet de flores, frutas doces e notas ligeiras de especiarias e um sabor infinitamente complexo, o LOUIS XIII Jeroboam caracteriza-se pelas suas notas de rosas secas, frutas, jasmim, couro, noz moscada, madeira de sândalo, mel, açafrão, caixa de charutos e frutos secos.

Há mais: com uma cor âmbar escuro, com reflexos ruivos e dourados, ele contém uma mistura de até 1.200 eaux-de-vie (isto é, aguardentes vínicas), envelhecidas ao longo do tempo e recriadas todos os anos pelo Mestre de Adega para obter a mesma emoção e o mesmo perfil aromático desde 1874. Todas as aguardentes vínicas são provenientes de uvas cultivadas em Grande Champagne, na região de Cognac, em França. Todas foram cuidadosamente selecionadas ao longo do tempo e lentamente amadureceram e foram misturadas em barricas de carvalho francês antigo.

Cada decanter de LOUIS XIII Jeroboam é único e feito à mão pelos melhores artesãos de cristal da Europa. Além disso, é numerado individualmente. A sua silhueta distintiva baseia-se num frasco do século XVI encontrado no local da Batalha de Jarnac, em França. Datado de cerca de 1569, o frasco inspirou Paul-Émile Rémy Martin, fundador do LOUIS XIII, quando procurava criar um recipiente para o seu conhaque.

LOUIS XIII Jeroboam chega ainda dentro de um baú protetor de madeira, acompanhado por quatro copos exclusivos, um expositor, um livro, uma carta do Mestre da Adega, um convite vitalício para visitar as adegas da Casa Rémy Martin em Conhaque, França, e uma pipeta — uma ferramenta tradicionalmente utilizada para extrair o conhaque com um toque mais leve. O objetivo é que faça parte de um ritual de degustação único.

O Vila Vita Parc Resort & Spa

O Vila Vita tem 203 alojamentos, distribuídos por acomodações de várias formas e tamanhos, desde luxuosos quartos e suites com vista mar, até espaçosas villas privadas com piscina e serviço de butler próprios. Todos estão localizados no topo de uma falésia à beira-mar, no meio de 22 hectares de jardins subtropicais. Cada alojamento tem recursos de destaque, seja um terraço com jacuzzi ou um apontamento da região como as cerâmicas ou azulejos portugueses.

O hotel tem ainda seis bares, uma piscina aquecida e seis exteriores e até um court de ténis que os hóspedes podem utilizar, além de 10 restaurantes e um café. Um deles, o Ocean, pelo chef Hans Neuner, é um ponto de referência no País. O chef chegou ao Ocean em 2007 e em dois anos atingiu o objetivo comum com Kurt Gillig, o Diretor Geral do Vila Vita, de colocar a região no mapa da gastronomia mundial e no Guia Michelin. A segunda estrela veio em 2011 e tornou Neuner um dos mais jovem chefs a atingir a marca. A sala está, obviamente, virada para o oceano.

Além dos quartos e villas exclusivas na propriedade, a unidade tem ainda uma coleção de villas na tradicional Praia de Salema e na Praia da Galé. Aqui encontra suites elegantes, jardins relvados onde a privacidade está garantida e, claro, uma piscina exterior com vista mar. No caso da Villa Hibiscus Beach House, na Praia da Galé, o acesso do jardim para a areia da praia é de apenas alguns degraus.

O objetivo do hotel com a aquisição do incrível decanter de LOUIS XIII Jeroboam é provar aos seus clientes que este tipo de bens “proporcionam momentos inesquecíveis e permitem ir além das expetativas com que cada hóspede chega ao resort, não só pela novidade, mas pela acessibilidade de quem é apreciador da excelência daquilo que consome e rodeia”.

Este artigo foi escrito em parceria com o Vila Vita Parc Resort & Spa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT