Gourmet e Vinhos

Este supermercado tem caixas lentas para quem se sente sozinho e quer conversar

A iniciativa começou a ser implementada, em 2019, por uma retalhista neerlandesa. Está a ser um sucesso enorme.
Já chegou a 126 lojas.

Com a vida cada vez mais agitada, nem sempre as pessoas têm tempo para perder nas compras dos supermercados. Por isso mesmo, é cada vez mais comum vermos clientes ansiosos e stressados nas filas das caixas ao final do dia de trabalho — ou mesmo durante a hora de almoço no emprego.

Por outro lado, continuam a existir clientes que veem este momento das compras como uma oportunidade para conviver com os vizinhos e com desconhecidos. A pensar nestas pessoas, o Jumbo — uma cadeia de supermercados dos Países Baixos que nada tem a ver com a marca Auchan —, está a investir em letskassas, ou seja, caixas lentas e ideais para quem não tem pressa de ser atendido e pretende conversar ao mesmo tempo. Num país com uma população cada vez mais envelhecida, a cadeia deu formação especial aos operadores numa tentativa de combater a solidão os clientes.

Segundo a empresa explicou ao jornal espanhol “El País”, a prática começou em 2019 mas, atualmente, já existem 123 filiais com este tipo de serviço no país e mais três na Bélgica. O objetivo agora é chegar às 200 caixas deste género, porque, apesar de reconhecer tratar-se de um gesto pequeno, a retalhista acredita que pode ser “valioso num mundo marcado pela digitalização e pela velocidade”.

“Os nossos empregados conhecem os clientes e veem-nos com regularidade, algo que possibilita aperceberem-se de sinais de que estes se possam sentir sozinhos”, começa por dizer Mariska Bergmans, porta-voz da Jumbo, à publicação espanhola. “Ao abrir uma destas caixas, podemos oferecer alguma conversa, um momento de contacto pessoal”.

A caixa em causa é igual a todas as outras na sua aparência, apenas se distingue pela indicação de que está destinada aos clientes que gostavam de conversar durante o pagamento das compras. Para já, o grupo tem escolhido instalar este sistema em bairros com uma população mais envelhecida, onde a solidão é mais evidente.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT