Volvidos quatro anos sobre a estreia da cadeia espanhola em Portugal, já todos nos habituámos às ocasionais loucuras por este ou aquele produto exclusivo da Mercadona. Dos presuntos aos detergentes, do pão de rabanadas às torradas de croissant. Desta vez, a surpresa é doce. Muito doce.
Não será por acaso que falamos de chocolates, agora que estamos na época deles. São quase sempre o presente de recurso para oferecer a conhecidos, amigos e, confessemos, para esconder na gaveta e comer em segredo.
Acontece que há um líder destacado no que toca a vendas. Em 2023 venderam 340 mil unidades, das quais 225 mil foram registadas desde o arranque da campanha de Natal, em outubro.
As esferas de bolacha wafer crocante são recheadas com creme de avelãs e cacau. No centro esconde-se uma avelã inteira, que lhe confere maior crocância.
As Delícias de Avelã são produzidas em Espanha sob a marca própria da cadeia, a Hacendado. Contêm sobretudo chocolate de leite, avelã, farinha (com glúten), leite em pó, cacau em pó e baunilha. Custam 3,40€ e estão à venda em todas as lojas da Mercadona.
“Os bombons Delizze começaram a ser vendidos logo no primeiro Natal da Mercadona em Portugal, em 2019, e foram um sucesso de imediato”, esclarece Diogo Barbosa, responsável pela categoria de chocolates na Mercadona em Portugal.

“No ano seguinte, dentro do nosso modelo de coinovação, no qual desenvolvemos e melhoramos os nossos produtos em colaboração com o nosso Chefe (cliente), apercebemo-nos que havia margem de melhoria e que podíamos tornar os Delizze um sucesso ainda maior. Assim, após recolhidos os inputs dos nossos chefes (clientes) melhoramos a receita, tornando o interior mais cremoso, a textura do wafer mais crocante e passamos a trabalhar uma avelã mais fresca”, nota.
Os bombons Delizze não são os únicos chocolates espanhóis pelos quais os portugueses se apaixonaram. O torrão de amendoim frito com mel (1,75€) é outro dos best sellers e já foram vendidas 275 mil unidades em 2023. Um doce que vem seguido de perto dos bombons Senzza (3,9€), divididos em quatro sabores — avelã, fondant, praliné e amêndoa —, e que já atingiu a barreira das 175 mil unidades vendidas este ano.
A Mercadona chegou a Portugal em 2019, com um supermercado em Canidelo, em Vila Nova de Gaia. Desde então, a cadeia espanhola não abrandou o seu plano de expansão no mercado português e, com as próximas aberturas, quer chegar às 49 lojas em território nacional.
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