Desde 2005 que a Academy of Chocolate prova e elege os melhores chocolates do mundo. Se a primeira edição teve apenas 12 participantes, hoje, a competição conta com perto de dois mil concorrentes de mais de quarenta países. E na mais recente edição, a lista de vencedores divulgada a 15 de dezembro colocou em destaque os chocolates portugueses Vinte Vinte.
A marca acumulou um total de dez medalhas, duas de ouro, sete de prata e uma de bronze. A fábrica da marca criada em novembro de 2020 fica situada no Museu do Chocolate do WOW, em Vila Nova de Gaia.
“Estamos muito felizes porque em três anos de existência já arrecadámos 29 prémios, este ano foram dez, dois deles de ouro. É um motivo de orgulho muito grande”, afirma Pedro Araújo, o mestre de chocolate responsável pelas criações da marca. “Do Porto para o mundo, reconhecidamente estamos a produzir mais do que chocolate, estamos a produzir qualidade.”
A produtora nortenha levou duas tabletes vencedoras ao Ouro, mas que infelizmente para os fãs, são edições limitadas. São ambas feitas de chocolate negro, uma com 65 por cento de cacau do Peru e outra com 70 por cento de cacau de Madagáscar.
Para os mais curiosos, as medalhas de prata foram atribuídas aos seguintes chocolates: Grand Cru 70 por cento México Finca La Rioja, Cacau Intensity 100 por cento Peru, as edições limitadas de chocolate negro 75 por cento Peru, 70 por cento Peru, 75 por cento Madagáscar, 65 por cento Madagáscar e Fusion com Flor de Sal. Encontram-se à venda em lojas da especialidade, nos espaços físicos da Vinte Vinte e alguns também online.
Porém, não foi a primeira vez que Portugal assinalou presença no concurso da Academy of Chocolate Awards. Em 2017, com a insígnia de prata, a Feitoria do Cacau, de Aveiro, destacou-se com o Chocolate Negro Nicarágua Nicalizo 76%.
Desde a sua criação, a Vinte Vinte já consolidou quatro gamas de produto: Classic, Fusion, Cacau Intensity e Grand Cru, completando a oferta com caixas de bombons, latas com trufas de vinho do Porto ou clássicas e ainda cacau em nibs e em pó.