gourmet e vinhos

Estes são os melhores supermercados em Portugal para comprar produtos vegan

A Associação Vegetariana Portuguesa realizou um estudo entre as principais cadeias de retalho no País.
A oferta tem vindo a crescer.

Nos últimos anos, a oferta de produtos vegan tem vindo a aumentar nos supermercados nacionais. Ainda assim, não é igual em todos e existem cadeias que se destacam entre as que têm mais opções para quem segue este regime alimentar. Esta sexta-feira, 1 de outubro, dia em que se celebra o dia mundial do vegetarianismo, a Associação Vegetariana Portuguesa (AVP) divulgou um estudo sobre os melhores espaços para comprar este tipo de artigos.

A cadeia francesa Auchan é que se destaca entre os supermercados existentes em Portugal. Segue-se o Continente, o Intermarché e a Mercadona. Já nos espaços de discounters, o primeiro lugar foi atribuído ao Aldi, seguido do Lidl.

O estudo RankingVeg foi criado numa parceria com a fundação Albert Schweitzer Foundation e teve o objetivo de informar os consumidores sobre a oferta de produtos vegan nos supermercados nacionais.

“A oferta de produtos veganos em Portugal encontra-se ainda num estado embrionário, comparativamente com outros países, e há espaço para um crescimento da oferta e melhoria da mesma em termos de diversidade, qualidade e preço, com vista a atender às necessidades de um segmento de mercado cada vez mais instituído, e que já deixou de ser um nicho”, conclui Nuno Alvim, presidente da Associação Vegetariana Portuguesa

No estudo foram incluídos o Aldi, a Auchan, o Continente, o Intermarché, o Lidl, o Minipreço e a Mercadona. Foram recolhidos dados em 35 lojas. Para completar estes dados, foi feito um inquérito a mais de duas mil pessoas, para perceber a perceção dos consumidores nacionais.

Grande parte considera também que a oferta deste tipo de artigos é algo deficitária. O tofu e o seitan são os produtos vegan mais consumidos como uma alternativa à carne. Já as bebidas vegetais têm ganho mais adeptos nos últimos anos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT