Gourmet e Vinhos

“O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa” chegou a Times Square — e já é um sucesso

A loja foi inaugurada a 21 de agosto, na célebre praça nova-iorquina. Os elogios da imprensa local não páram de chegar.

A nova loja “O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa” abriu no final de agosto no coração da Times Square e já está a ser um sucesso. A imprensa nova-iorquina desfez-se em elogios à marca portuguesa e até encoraja os visitantes a trocarem uma das maiores atrações da praça por uma visita aos enlatados.

Primeiro foi o “The New York Times”. O jornal nova-iorquino publicou na passada segunda-feira, 28 de agosto, um artigo onde chamava a atenção dos leitores para evitar a famosa loja dos M&M’s e visitar, em troca, a “The Fantastic World of the Portuguese Sardine”.

“Empilhadas do chão ao teto em dois níveis, as latas coloridas estão à venda por cerca de 13 dólares (12 euros) ou mais. E para presentear há latas comemorativas marcadas com anos anteriores — embora enlatadas recentemente —, e até uma em tom dourado por 44 dólares (40,7 euros). Outras variedades de produtos do mar em lata, como o bacalhau e o polvo, estão a chegar”, diz o artigo que insta os nova-iorquinos a explorar “o novo empório de peixe enlatado da Times Square”, pode ler-se na peça.

Já o “New York Post” assinalou a abertura da loja. “Aterrou em Nova Iorque para saciar o desejo cada vez maior de peixe enlatado”. O jornal explica que as latas estão organizadas cronologicamente “de 1916 até aos dias de hoje” e que o conceito quer “difundir esta alta gastronomia nos Estados Unidos, onde, ao contrário da Europa, a sardinha é há muito sinónimo de ‘alimentação barata”.

“Entrar no local, ainda em fase de soft opening, é como entrar numa caixa de brinquedos epicurista presa fora do tempo: há estatuetas pintadas, funcionários em trajes de marinheiro dos velhos tempos e, claro, dois andares de prateleiras contendo latas de sardinha multicoloridas como um verdadeiro ‘Fort Knox’ de peixes.”

No espaço, cujo design se assemelha a uma biblioteca, predominam os tons verdes e dourados. No entanto, é logo o exterior que chama a atenção de todos os que por lá passam, graças ao néon vermelho da montra onde se lê “Portuguese Sardine”. Para dar ainda mais vida à loja, no interior é passado em loop um filme animado que “transporta os visitantes para uma dimensão alucinante”, descreve a marca.

Ali não faltam, claro, as diferentes propostas de sardinhas em conserva. Na verdade, aqueles alimentos tipicamente portugueses também contam com uma rica história nos Estados Unidos. No início do século XX eram um produto muito procurado em Nova Iorque porque era simples de se comer e, acima de tudo, era bastante prático, visto não ter pele e espinhas.

“Atualmente, as conservas de peixe afirmam-se como uma pedra angular da cultura americana moderna, pois são um produto pronto a comer, saudável, versátil, com larga durabilidade, com um portefólio alargado de peixes e fácil de transportar e viajar”, acrescenta a cadeia.

A primeira loja d’O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa abriu no Rossio, em Lisboa, em 2016. Desde então que abriram mais cinco lojas em Portugal, contando com espaços em Cascais, Porto, Sintra, Braga e dois na capital.

Esta marca surge como uma parceria entre a fábrica de conservas Comur e o grupo O Valor do Tempo. “Moveu-nos a audácia de não querer passar pela vida de uma forma morna, reconhecendo as nossas vulnerabilidades, mas confiando na nossa capacidade de sentir e agir. Queremos experienciar novas histórias e alimentar novos sonhos”, lê-se numa publicação do LinkedIn feita por esta última entidade.

Carregue na galeria e veja como é a loja d’O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa em Nova Iorque (a primeira da marca nacional além fronteiras).

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT