Cresceu em Vila do Conde, onde ganhou a alcunha de Figo das Caxinas, o famoso bairro piscatório onde cresceu. Fez-se futebolista, brilhou no Benfica, depois no Real Madrid e na seleção nacional. Hoje, dedica-se a muitas outras coisas — entre elas, um negócio de gin.
Fábio Coentrão acaba de juntar-se à equipa do Pablo, o primeiro gin feito na sua terra natal. “Depois de muitos anos no futebol, encontrei no mundo dos negócios uma nova paixão”, explica o futebolista de 36 anos. “Quando conheci o projeto do Gin Pablo, tive logo a certeza que era um match perfeito. Agora, como sócio, quero dar a conhecer o Pablo a mais pessoas.”
A marca nasceu em 2021 após uma frustração do dono, Pedro Ferreira. “Criei esta marca a 13 de janeiro de 2021, no dia em que celebrei 30 anos. Estávamos a viver mais um confinamento e, na impossibilidade de celebrar com uma festa, decidi inovar com algo que eu gostava, neste caso, o gin”, recorda o empresário de 33 anos.
O conterrâneo de Fábio Coentrão começara a tratar do processo seis meses antes. Encontrou a destilaria com quem queria trabalhar e depois “foi tudo à base de muitos testes e provas”. O facto de ser fundador de uma agência de marketing, a Risca, ajudou-o na parte dos contactos e no desenvolvimento da imagem do produto.
“Nunca tinha desenvolvido qualquer tipo de bebida, por isso a primeira coisa que fiz foi passar a beber gin puro, sem qualquer mistura. Assim conseguia sentir o verdadeiro sabor. Depois fiz muita pesquisa e muitas visitas à destilaria. No final tinha dois gins favoritos e decidi juntá-los e dar-lhe um toque mais cítrico”, explica.
Após desenvolver o produto, passou para a parte do design e da marca. “Como dono de uma agência sabia que tinha de ter algo forte, que se destacasse no mercado. Procurei por personagens marcantes e encontrei o Pablo Escobar. Não quis usar o nome completo, porque não tem de ser uma referência exata.”
O gin chegou à garrafeira do ex-futebolista e, palavra passa palavra, Pedro soube que era um dos seus favoritos através de alguns amigos em comum. “Tinha sugerido à minha agência, à Risca, fazermos uma ativação do Pablo com alguns ex-jogadores de futebol. Sabia que o Fábio gostava do gin e acabámos por falar. Em dez minutos criámos o que seria esta parceria.”
O antigo jogador do Real Madrid gosta da bebida de forma simples, apenas com água tónica. E esse era um dos pontos a favor de Pedro. “Sabia que ele gostava do gin e do facto de ter a particularidade de poder ser bebido apenas com tónica, sem qualquer acessório. Tem um sabor muito cítrico”, refere.
O Pablo é feito em Vila do Conde, com “destilação em alambique de cobre e oito botânicos”, tem 40 por cento de teor alcoólico e deve ser servido com lima e água tónica simples. O gin atualmente pode ser comprado online por 35€, no site da marca, em garrafeiras e em mais de 200 restaurantes, bares e hotéis, de norte a sul do País. Neste momento, também está à venda em Angola, França, Luxemburgo e na Alemanha.