Gourmet e Vinhos

Fábrica da Kinder na Bélgica é encerrada depois de suspeitas de salmonela

As autoridades de saúde afirmam que a Ferrero não forneceu todos os dados sobre o caso e teve de mandar fechar a unidade fabril.
Em causa estão vários produtos da marca.

As autoridades de saúde belgas encerraram esta sexta-feira, 8 de abril, a fábrica da Kinder em Arlon. Em causa estão suspeitas de salmonela em alguns lotes de artigos aqui produzidos, que tinham sido primeiro detetados por consumidores em França. Ainda não existe informação de quando poderá voltar à normalidade.

“O espaço foi encerrado após as descobertas nas últimas horas de que as informações fornecidas pela Ferrero [que detém a marca Kinder] estavam incompletas”, revelam as autoridades de saúde e segurança alimentar da Bélgica.

“Uma decisão destas nunca é tomada de ânimo leve, mas as circunstâncias atuais tornaram tal ação necessária. A segurança alimentar dos cidadãos nunca pode ser negligenciada”, explica David Clarinval, ministro da Agricultura, em comunicado aqui citado pela cadeia de televisão irlandesa RTE.

Todos os últimos lotes saídos desta fábrica tiveram de ser retirados do mercado por ordem das autoridades de saúde. Os primeiros casos de salmonela associados aos chocolates Kinder foram detetados em França no início de abril.

Na Irlanda também foram conhecidos pelo menos 10 casos. No Reino Unido chegaram a ser identificados 63 e em França 21. Em comum todas estas pessoas tinham o facto de terem consumido chocolates da Kinder produzidos na unidade fabril belga.

A Ferrero anunciou que em Portugal não estavam à venda os lotes dos artigos em causa. Ainda assim, foram retirados produtos do mercado nacional: os Kinder Shokobons, Kinder Surpresa Maxi e Kinder Happy Moments, com data de validade entre 26 de maio e 21 de agosto deste ano.

“Os restantes ovos Kinder Surpresa de qualquer formato, o ovo de Páscoa Kinder Gran Surpresa e todas as restantes marcas Kinder não foram afetados e mantêm-se à venda”, referiu a Ferrero Ibérica.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT