gourmet e vinhos

Fada dos Donetes: os mini donuts à moda de Cabo Verde chegaram a Lisboa

Comem-se em duas dentadas e têm coberturas como coco ou doce de leite. É o novo negócio online que está a ser um sucesso.
Há várias coberturas para pedir.

À primeira vista, parece que estamos a falar de uns mini donuts com coberturas apetitosas. Estas pequenas maravilhas merecem ser tratadas pelo nome correto: donetes. A receita é típica de Cabo Verde, pelo menos a que Guanela Monteiro, 33 anos, trouxe até à Grande Lisboa desde que criou um negócio online, a Fada dos Donetes.

É na sua casa em Casal de São Brás, na Amadora, que faz toda a produção dos donetes. “Aprendi a fazer donetes desde criança com a minha mãe. É um doce consumido normalmente no pequeno-almoço em Cabo Verde e em minha casa nunca faltou. Por isso é algo quase que uma tradição familiar”, explica à NiT Guanela Monteiro.

A receita aprendeu em família, mas sempre quis criar a sua própria versão. “Não demorou muito tempo até a encontrar. Ao longo dos anos fui aperfeiçoando a receita da minha família até conseguir dar o meu cunho pessoal.”

Em poucos minutos consegue ter uma dose pronta. “Para uma caixa de 15 donetes demoramos mais ou menos 15 minutos para abrir a massa, fritar, passar pelos molhos e embalar tudo.” Os simples, de coco e com açúcar e canela são os mais tradicionais, mas também faz outras versões.

É o caso dos de leite condensado, red velvet, cenoura, mármore, de chocolate ou com Oreo. O melhor é estar atento à página de Instagram para conhecer as novidades que são lançadas. É também por aqui, em mensagem privada, que pode fazer as encomendas das caixas. A página de Facebook é outra das opções.

Há sempre novidades para experimentar.

Os pedidos devem ser feitos com um dia de antecedência para que Guanela Monteiro consiga ter tudo pronto. As entregas são feitas na zona de Lisboa, na linha de Sintra e até na Margem Sul. Uma caixa com 15 donetes custa a partir de 7,50€ e junta três sabores diferentes. Existem ainda opções com outros salgados típicos, como os pastéis de milho de Cabo Verde, ou  pastéis de massa tenra com recheios de carne picada, atum ou frango.

Já tiveram pedidos para outras cidades no País onde realizaram uma espécie de pop up, como foi o caso do Porto e do Algarve. E já aconteceram mesmo visitas ao estrangeiro, como Nice e Cannes, em França. Guanela já tinha uma viagem marcada para Paris, mas devido ao evoluir da pandemia acabou por cancelar. 

O próximo passo é abrir uma loja da Fada dos Donetes, ou até mesmo criar uma cadeia. “O meu grande sonho é abrir várias lojas da Fada dos Donetes, mas para já estamos a trabalhar para ter o nosso primeiro espaço aqui em Lisboa.”

Enquanto isso não acontece, é online que os pedidos são feitos, sempre com entregas em casa.

Uma caixa com 15 donetes fica a 7,50€.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT