São quase sempre as estrelas nas festas populares. Crocantes, a fumegar, com ou sem açúcar e canela, e raramente um saco sobrevive até ao final da noite. A confeção não tem muito segredo, só precisa de as fritar em muito óleo e o resultado é um doce leve e crocante, mas nunca chegam ao sabor das que se compram na rua.
Precisamente por não serem um produto fácil de reproduzir em casa, são alvo de cobiça nas festas. Mas e se fosse possível chegar a um meio termo? Foi isso que o Mercadona pensou e colocou nas prateleiras. A grande novidade da cadeia espanhola chegou às lojas a 20 de novembro e é um produto que já marca presença no mercado espanhol há vários anos.
“Resolvemos incluir as farturas no sortido em Portugal já que se trata de um produto diferenciador e que percebemos que poderia agradar aos nossos clientes”, conta à NiT a responsável de comunicação do supermercado, Anabela Pontes.
As farturas são vendidas em embalagens de 240 gramas com seis unidades e custam 2€. Por enquanto, existem apenas numa variedade. Se preferir a versão mais fina, pode sempre optar pelos famosos churros, que já fazem parte das prateleiras da cadeia há muito tempo. Consegue encontrar os dois à venda em todas as lojas da Mercadona, na zona dos congelados.
O produto, produzido na fábrica da marca em Madrid, é descrito com “uma textura crocante e interior suave”. As farturas já vêm pré-fritas e pode prepará-las tanto no forno como numa torradeira.
E tal como as farturas convencionais, convém não abusar no seu consumo. Cada 100 gramas tem 419 calorias — mais ou menos o equivalente a comer dois Big Mac —, sendo que 41,1 gramas são de hidratos de carbono e 1,3 gramas de açúcares totais. No que toca à fibra, as farturas dispõem de 1,2 gramas, 5,7 de proteínas e 1,1 de sal.
A Mercadona chegou a Portugal em 2019, com um supermercado em Canidelo, em Vila Nova de Gaia. Desde então, a cadeia espanhola não abrandou o seu plano de expansão no mercado português e, com as próximas aberturas, quer chegar às 60 lojas em território nacional até ao final do ano.
Entre os muitos artigos que esgotam recorrentemente nas prateleiras das lojas do Mercadona estão as empanadas, às quais se juntam os gelados que já se tornaram presença habitual em muitos congeladores caseiros, sem esquecer o detergente que praticamente todos os portugueses têm em casa — compram 1.700 embalagens por dia.
Carregue na galeria para conhecer outros quatro produtos que os portugueses adoram comprar na cadeia espanhola.