Gourmet e Vinhos

Fãs de lampreia: até abril vão ter pelo menos 100 motivos para visitar o Minho

Os municípios de Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença, Vila Nova de Cerveira e Vale do Minho vão acolher a iniciativa.
O evento decorre durante dois meses.

Apreciada por muitos, menos gostada por outros, o que é certo é que se multiplicam os festivais gastronómicos dedicados a este peixe do rio. Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência é mais um daqueles que não se vai arrepender de visitar, e pode fazê-lo várias vezes, visto que a iniciativa só termina a 15 de abril.

Ao todo são mais de 100 restaurantes nos municípios de Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença, Vila Nova de Cerveira e Vale do Minho que terão esta espécie em destaque aos almoços e jantares de sábados e domingos. Como nos anos anteriores, a 15.ª edição promove a gastronomia à base deste produto sazonal e tradicional, com pratos regionais e novas vresões.

A lampreia pode ser confecionada de várias formas, como à bordalesa, assada no forno ou nas brasas, com arroz, seca, fumada, recheada ou em conserva, sendo que estas são apenas algumas das propostas que vai encontrar. Este peixe costuma aparecer nos menus dos restaurantes nos primeiros meses do ano, normalmente até abril. Trata-se de uma espécie que nasce no rio, cresce principalmente no mar e regressa aos fluxos de água doce para se reproduzir. O seu ciclo de vida justifica a escassez e o preço, daí só ser servido em alguns espaços.

O Torre, o Degrau, o Glutão, o Lavrador, os Mouras, a Casa do Xisto, o Limoeiro, a Cristina, o Brandeiro e o Verde Minho, são alguns dos locais em que pode fazer uma reserva para provar o peixe. Os restantes encontram no site da organização.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT