Durante cinco dias, as Festas de São Gonçalinho, em Aveiro, enchem as ruas do bairro da Beira-Mar de luz, cor, música e o famoso doce conhecido como cavaca, cuja origem remonta aos antigos conventos portugueses. As festividades em honra do padroeiro do bairro tiveram início na quinta-feira, 9 de janeiro, e prolongam-se até segunda-feira, 13.
Considerada a festa mais emblemática da cidade, foi recentemente incluída no inventário do Património Cultural Imaterial Nacional. Um dos aspetos marcantes da celebração é o cumprimento de promessas pelos devotos, que consiste no lançamento de cavacas do corredor lateral que circunda o topo da Capela de São Gonçalo em direção à multidão que se encontra abaixo. O público utiliza vários utensílios, como guarda-chuvas virados ao contrário ou até mesmo as próprias mãos, para apanhar os doces, que depois são consumidos ou levados para casa.
Anualmente, cerca de 10 toneladas de cavacas são lançadas durante os festejos. Estas são confecionadas para serem mais duras do que o habitual, para evitar que se partam facilmente ao caírem.
![](https://www.nit.pt/wp-content/uploads/2025/01/7d873c419d8616a03e561bb8f43fdad9.jpg)
A tradição serve como uma forma de agradecimento ao padroeiro pelo seu poder de cura de doenças ósseas e pela sua capacidade de resolver conflitos amorosos e conjugais. Segundo a lenda, São Gonçalinho costumava levar pão a pessoas doentes que viviam nas gafanhas (zonas habitadas por leprosos), mas, para evitar contágios, lançava-o de um local elevado.
A programação das festividades inclui diversos concertos. Na noite de sábado, 11 de janeiro, Tony Carreira sobe ao palco, seguido de um espetáculo pirotécnico e das atuações dos DJ Zé Fabril e André Neto. No domingo, está previsto um concerto em tributo a Tina Turner, enquanto na segunda-feira, o último dia das celebrações, o palco será a cargo de Quim Barreiros.
Entre os rituais das Festas de São Gonçalinho destacam-se ainda a Dança dos Mancos, uma cerimónia pagã envolta em mistério, e os brindes com Licor de Alguidar, que se tornou a bebida oficial das festas.