Gourmet e Vinhos

Festival Chefs on Fire vai acender fogueiras em Madrid pela primeira vez

Será a segunda edição além-fronteiras, após a passagem pelas Maldivas, em 2023. Irá decorrer no Real Jardín Botánico Alfonso XII.
Há muito por onde provar.

O Chefs on Fire começou em 2018 no Estoril, com uma premissa simples. Regressar às origens da cozinha, à volta de uma fogueira, com comida e música. Volvidos cinco anos, o festival organizado por Gonçalo Castel-Branco, do The Presidential Train, já passou por Aveiro, Cascais, Vila Nova de Foz Côa e até pelas Maldivas. A visita a Santarém está marcada para 5 a 7 de julho.

Agora, prepara-se para rumar a Madrid. A estreia na capital espanhola acontece a 5 e 6 de outubro, Real Jardín Botánico Alfonso XII. A missão de cozinhar ao ar livre, nas brasas, será entregue a 20 chefs, quatro deles portugueses.

A lista de convidados inclui Janaina Torres, eleita Melhor Chef Mulher do Mundo em 2014, pelo Casa do Porco e Bar Dona Onça (Brasil, São Paulo); o também brasileiro Rafa Panatieri, distinguido pelas tapas do seu restaurante, o Sartotia Panatieri (em Barcelona); Miguel Carretero, com uma estrela Michelin do Santera (Madrid), e Iñigo Urrechu do Cielo de Urrechu e Zalacaín (Madrid).

O Palco Portugal irá contar com Henrique Sá Pessoa, com duas estrelas Michelin no restaurante ALMA (Lisboa); Tiago Penão do Kappo e Izakaya (Cascais) e Vasco Coelho Santos do Euskalduna Studio (Porto) e João Rodrigues, vencedor do Prémio Revelação 2024, do Guia Boa Cama Boa Mesa; Lúcia Freitas, com uma estrela Michelin, do A Tafona (Santiago de Compostela) e Carlos Casillas, de 24 anos, com uma estrela verde Michelin, do Barro (Ávila).

Em cada um dos dois dias estarão 10 chefs a cozinhar em simultâneo, acompanhados por seis artistas ou bandas. Os bilhetes para a experiência já se encontram disponíveis, com preços entre os 95€ e os 220€.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT